Outubro rosa: Lojas Colombo abraça a causa do câncer de mama

.

A Lojas Colombo reafirma o seu compromisso com a saúde feminina ao aderir ao movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia na detecção precoce do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, o prédio que abriga a unidade de Farroupilha — localizada na Rua Júlio de Castilhos, 719, no coração da cidade — estará iluminada com as cores da campanha, cor-de-rosa, símbolo do alerta entre as mulheres.

A iniciativa transforma o espaço em um lembrete visual poderoso para quem circula pela região, marcada por intenso fluxo de pedestres e veículos. “Prevenir é um ato de cuidado e pode salvar vidas”, lembra Eduardo Colombo, presidente da Lojas Colombo, a maior rede de eletromóveis do Sul do Brasil, com 352 unidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A empresa também promove outras ações alusivas à data, como a divulgação de peças digitais no decorrer do mês, voltadas aos funcionários da Rede, com orientações e dicas preventivas.

  • Assim como a tradicional “Quarta usamos rosa”, quando as equipes do centro administrativo são convidadas a vestir uma peça de roupa com a cor do movimento, a empresa manifesta amplo o apoio à causa.

Representada por suas unidades no Paraná, a Lojas Colombo também está engajada na campanha Outubro Rosa promovida pela Rede Massa, reforçando ações sobre saúde e bem-estar da comunidade. Entre elas está o atendimento médico gratuito em áreas centrais dos municípios que fazem parte da abrangência da Colombo, além dos sorteios de brindes. As lojas também promovem palestras de conscientização sobre a prevenção, abertas ao público.

Câncer de Mama no Brasil

  • Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 2023 e 2025 sejam registrados cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, por ano, no país.
  • A detecção precoce é essencial, pois quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura podem ultrapassar 80%, desde que haja acesso rápido ao tratamento adequado.  
  • Esta realidade refletiu na recomendação do Ministério da Saúde em reduzir a idade inicial para as mulheres se submeterem à mamografia, passando a ser de 40 a 49 anos, considerando os 30 anos de idade para aquelas que apresentam fatores de risco, como o histórico familiar.