Mercatino di Natale, da Itália para a praça da matriz

Evento acontece no coração da cidade e traz produtos natalinos, artesanais e da cultura local

Neste sábado, dia 6 de dezembro, das 10h às 22h, quem passar pela praça da matriz, no centro de Farroupilha, será transportado para dentro de uma tradição europeia centenária: o Mercatino di Natale, ou mercado natalino, onde são oferecidos produtos alusivos à data, artesanais e da cultura local. “O Círculo Cultural Ítalo Brasileiro viu no Mercatino di Natale uma possibilidade de divulgar a cultura trazida pelos imigrantes através do artesanato, da alimentação, da música e principalmente, o convívio na praça que, desde a Roma Antiga, é o coração da vida cívica, comercial, religiosa e social”, explica a presidente do Círculo Cultural Mara Ballardin.

Artesanato, biscoitos natalinos, crostatas, panetones, cucas, geleias, pães de fermentação natural e pombinhas de pão serão comercializadas no local, ambientado com apresentações artísticas como Bel Balbinot acústicos, os Nani, Nei Tempi Del Filó, Kelvin Alves e Banda, Robson Gervasoni e Banda, Kinhos, e Vocal Allegro. Também haverá pintura facial, oficinas de dança e uma praça de alimentação.

“Esperamos um grande público. Queremos convidar toda a população a participar, as apresentações foram cuidadosamente pensadas para agradar a todos os públicos. Acreditamos que esse evento vai cair no gosto popular, ela une tradição, cultura. Queremos que seja uma festa para toda a família, as pessoas podem trazer sua cadeira de praia, seu chimarrão e passar uma tarde agradável na praça da matriz e ainda assistir várias apresentações, tudo de graça”, diz Mara.

Às 18h acontecerá uma missa, celebrada em italiano, na Igreja Matriz. “Vai ser muito linda! Destaco também a beleza dos personagens do Carnevale di Venezia, que estarão no evento, e os participantes poderão tirar fotos com eles”. O Mercatino di Natale festeja ainda os 150 anos da imigração italiana bem ao estilo familiar que conhecemos: com música, cultura, gastronomia e emoção.