“The Voice” de Farroupilha

13 de julho é Dia do Cantor e para homenagearmos a categoria que tanto contribui para nossos momentos de prazer, apresentamos um talento da nossa terra: Caroline Gobbato

Poucas pessoas têm o privilégio de descobrir o que farão da vida aos 17 anos de idade. Talentos que despontam cedo, para sorte de quem os compartilham. Caroline Gobbato ainda não atingiu a maioridade, mas transforma-se em diva nos palcos pelos quais canta com sua bela voz.

Vez ou outra ela pode ser vista em um evento na cidade, como Fenakiwi, Entrai, entre tantos outros. No último Farroupilha Bem Gaúcha venceu as duas etapas: a municipal e a regional.

Aprimora-se a cada apresentação e já possui uma experiência considerável, apesar da pouca idade. Comecei a cantar aos nove anos, quando entrei para o coro infanto-juvenil Canarinhos de Farroupilha, onde fiquei por sete anos. Acredito que desde a barriga da minha mãe gosto de cantar, entrega a moça.

O que começou como um hobby para ela transformou-se em opção de carreira. Entrei para o coro sem grandes intenções, mas com o tempo passei a buscar aperfeiçoamento porque é isso o que quero para minha vida, por isso estudo e me aprimoro, afirma.

No ano passado ingressou na faculdade de Música, na UCS, e pretende propagar seus conhecimentos. Meu ideal é dar aulas e quem sabe mais tarde outra graduação em Musicoterapia, outra área do meu interesse, diz.

Caroline já começou a experimentar o gosto pela independência financeira com as apresentações que realiza, com as aulas particulares de canto e com o estágio na Casa de Cultura. Música é um caminho muito difícil, ainda mais a música erudita, o canto lírico, que é o que eu mais gosto. No Brasil este tipo de canto não é valorizado, mas não me imagino fazendo outra coisa, afirma convicta.

Quem a ouve entende o motivo de tanta certeza. Ela diz que sempre fica nervosa quando sobe ao palco, mas a segurança que transmite pela voz não deixa a plateia notar.

Por falar em plateia, a maior de Caroline foi a do concerto de Natal realizado em Caravaggio, em 2013, onde havia 5 mil pessoas!

O talento da farroupilhense é claramente audível e por causa disso não faltam incentivos para que se inscreva no The Voice Brasil, mas ela segue outra linha. Não busco fama. Apesar de gostar dos palcos, desde que comecei a dar aulas me encontrei. Acho importante continuar me apresentando, mas para mim não é o principal, confessa.

Por gostar de apresentações, formou junto a dois amigos um trio acústico, com voz, violão e cajon, que toca pop rock, MPB e pop internacional.

Caroline canta de tudo, mesmo sem tocar instrumento algum. Os pais da moça, Paulo e Valdirene, incentivam constantemente o talento dela e sempre que podem fazem parte das plateias da filha. Perdi muito de minha timidez com a exposição que a música trouxe para minha vida. Quando estou cantando e sei que meus pais estão me vendo, fico nervosa, mas aprendi a transmitir algo não só pela minha voz, mas pela minha expressão corporal, pelo meu olhar! O contato visual é essencialpara emocionar quem me ouve, ensina a cantora.

Caroline Gobbato é um talento sobre o qual ainda vamos ouvir falar muito. Mais uma artista que levará o nome de Farroupilha para o mundo!