Formando para a vida

Mais de 650 estudantes do município receberam no sábado, dia 11, no Cinquentenário, o certificado de conclusão do PROERD, ministrado por policiais militares

O programa PROERD, Programa Educacional de Resistencia a Violência, é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o laço entre Polícia Militar, Escola e Família.

O Major Luis Fernando Becker da Brigada Militar de Farroupilha, destaca que o processo didático de execução do programa, leva em consideração situações reais do cotidiano das crianças, em que é estimulado o educando a discutir tais questões sobre seu comportamento, do que é certo e do que é errado, afim de estimular os estudantes a tomar consciência dos problemas devastadores que as drogas podem ocasionar.

Antigamente era muito mais difícil o jovem encontrar locais para compra de drogas e quando achava eram drogas leves, como a maconha, por exemplo. Hoje, além da variedade ser muito maior e as drogas bem mais pesadas, ela é oferecida muitas vezes por amigos, na porta das escolas e locais públicos. Então uma das coisas que os jovens aprendem no projeto e ter consciência do perigo que isso representa, finaliza Becker.

A cerimônia de formatura do PROERD ocorreu no sábado, dia 11, no Parque Cinquentenário e contou com a participação dos pais e alunos que participaram ao longo do primeiro semestre das atividades desenvolvidas no projeto. Nos primeiros seis meses de 2015, o trabalho atingiu 50% das escolas do município e teve a participação de 650 alunos e 60 pais. A Sargento Ester Cristina Henrique e o Soldado Leandro de Morais Silveira, que ministram as aulas do projeto também participaram da formatura.