18ª Cavalgada ao Santuário de Caravaggio é neste sábado
Evento que simboliza a demonstração da fé e o resgate das tradições gaúchas fará parte das comemorações a Nossa Senhora do Caravaggio no dia 7 de maio
A tradicional peregrinação a cavalo antecede a romaria anual ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Para essa edição são esperados cerca de dois mil cavalarianos vindos das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Antônio Prado, São Marcos e outras regiões que fazem parte do nordeste gaúcho.
Os romeiros irão percorrer 18 km de Caxias até o templo em Farroupilha; um percurso de três horas a cavalo e que terá seu ápice, em frente a igreja, às 11horas da manhã, onde será realizada a Missa Crioula Campal.
A Cavalgada terá seus pontos de saída oficiais: em Caxias, com saída marcada para às 8h, no Campus 8 UCS e outra em Farroupilha, 9h da manhã em frente à Estação Férrea. A romaria irá percorrer o trajeto pela antiga estrada que liga as duas cidades e pretende reunir seguidores de todas as idades, montados em cavalos, que seguirão juntos movidos pela fé e devoção à santa.
Ao final da cerimônia religiosa as famílias terão a oportunidade de confraternizarem juntas, almoçando nos restaurantes do santuário. O evento é realizado pela 25ª Região Tradicionalista e pela Universidade de Caxias do Sul, com apoio das prefeituras municipais de Caxias do Sul e Farroupilha.
A romaria de Caravaggio é considerada a maior manifestação religiosa do sul do país, reunindo pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior. Em sua 131ª edição, em 2010, reuniu aproximadamente 260 mil fiéis que prestaram suas orações, agradecimentos e pedidos à Nossa Senhora de Caravaggio junto ao santuário.
Sobre a Cavalgada
A peregrinação, que simboliza fé e devoção, ocorre desde 1994 quando um pequeno grupo de 18 cavalarianos encilhou seus cavalos e tomou o rumo do santuário. Com mais e mais adeptos, a cada ano que passa, a cavalgada comemora o crescimento, tornando-se um dos maiores eventos do gênero no estado.