40 Anos: Parque Cinquentenário, de Farroupilha
Memória (pesquisa Luiz Carlos Ruschel Gomes)

O complexo esportivo do Parque Cinquentenário, concernente ao estádio de futebol, comemorou 40 anos de atividade nesse dia 6 de junho. Construído pela municipalidade, em 6 de junho de 1985, intensa e festiva programação ocorreu por conta de sua inauguração. Iniciou-se pela manhã, às 10h, com um Grenal reunindo estudantes universitários farroupilhenses, torcedores de Grêmio e Internacional.
Às 12h, churrasco de confraternização no CTG Ronda Charrua. Às 15h30min, a principal atração, o ponto alto do programa, o jogo entre Brasil (que disputava a 3ª Divisão Profissional) e o Clube Esportivo de Bento Gonçalves.
O estádio de futebol faz parte do completo e majestoso conjunto esportivo composto por um ginásio de esportes com duas quadras polivalentes, servindo também para variados eventos como shows e exposições.
O estádio de futebol conta com um conjunto de arquibancadas para um público de aproximadamente 5 mil pessoas. O campo de jogo é circundado por uma pista de atletismo para competições do gênero. A obra arquitetônica é indiscutível pelo que representa, singular e privilegiada, por sua localização. Situada numa leve elevação, próxima à rodovia dos Romeiros, atrás do Colégio São Tiago, oferece ao espectador, ali presente, um panorama de aspecto bucólico e perene contrastando com o concreto construído.
Acredita-se que o terreno onde está situado o estádio de futebol no Parque Cinquentenário poderia ter sido propriedade da Serc Brasil. A administração municipal da época ofereceu o local ao clube, que tinha seu campo de jogo situado na rua Barão do Rio Branco, conhecido como Baixa Rubra, negócio que seria feito através de uma permuta.
No local, a Prefeitura pretendia construir uma nova estação rodoviária. Nada feito até mesmo por intromissões e injunções políticas. No passar do tempo, o clube ficou endividado, perdeu todo seu patrimônio para credores e passou suas atividades esportivas ao Parque Cinquentenário, em termos de comodato junto à Prefeitura, contrato gratuito para o devido usufruto. Entre o estádio e os fundos do Colégio São Tiago existe um pequeno bosque, predominando árvores conhecidas como castanheiras, motivo pelo qual foi batizado, o campo de jogo, de Estádio das Castanheiras.

Jogadores Poleto e Preta eram destaques da equipe