A velha história do Nova Itália
Dieverson Colombo No ano de 2009, o diretor executivo da empresa Indiana Mistery, Juan Speche, apresentou o projeto para a

Dieverson Colombo
No ano de 2009, o diretor executivo da empresa Indiana Mistery, Juan Speche, apresentou o projeto para a construção do Complexo Nova Itália, que seria construído em Nova Milano. Passados três anos, o projeto ainda não saiu do papel. O prefeito Ademir Baretta disse em entrevista ao jornal O Farroupilha em 2011 que iria esperar até o final do mesmo ano para tomar uma decisão definitiva sobre o assunto. Mas até agora ainda não existem definições.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvio Chies, disse que o diretor Juan Speche deu retorno e disse que estava atrás de investidores. “Cobrei dele e ele disse que ainda está vendo. O prazo está vencido. A primeira fase deveria ser concluída no final desse ano”. Chies disse que já foi sugerido a Speche um projeto menor. E ele disse que se outra empresa apresentar um projeto melhor e garantir viabilidade econômica, ele abandona o contrato com a Indiana Mistery, empresa responsável pelo Completo Turístico Nova Itália. “Não dá para viver só de ideias”, conclui.
Em entrevista ao jornal O Farroupilha, o diretor executivo da Indiana Mistery, Juan Speche, confirmou que os problemas que estão atrasando a viabilização do projeto são financeiros. “Há um impasse. Houve um problema financeiro e ainda não tem solução. Não tem prazo para eu dar um retorno”. Speche não descartou a possibilidade do Complexo não ser mais construído. Segundo ele, essa possibilidade sempre existe. “Estamos pensando com colocar mais para visitação turística. O importante é que ninguém desistiu do negócio ainda”.