A vez dos associados farroupilhenses no Sicoob
Sicoob Vale do Vinho abre as portas das modernas instalações e promete atrair com as vantagens do sistema de cooperativas de crédito

Existe uma grande diferença entre ser associado e cliente. As cooperativas de crédito sabem disso e têm atraído pessoas pelo país inteiro. Hoje, em nossa cidade, inaugura uma agência do Sicoob Vale do Vinho, na rua Coronel Pena de Moraes, 427.
O Sicoob Vale do Vinho foi fundado em 26 de outubro de 1988 e, com 28 anos de experiência e tradição no Cooperativismo, está expandindo sua área de atuação para a região da Serra Gaúcha, onde já abriu unidades em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. No ano que vem será a vez de Flores da Cunha.
A escolha por Farroupilha seguiu um cronograma dentro do projeto de expansão, o qual levou em consideração uma série de critérios, dentre os quais podemos destacar a similaridade da região, com aquela que a Cooperativa está inserida no meio oeste catarinense, ou seja, uma região povoada por milhares de imigrantes italianos, onde a cultura da uva foi muito difundida e até hoje gera bons frutos, ressalta o coordenador da expansão, Daud Ibraim Kalil.
Para entendermos mais sobre o Sicoob Vale do Vinho é preciso saber dos números. Dentre os vários indicadores que o Banco Central do Brasil leva em consideração para fazer o ranking das cooperativas, o Sicoob Vale do Vinho está entre as 30 maiores Cooperativas de Crédito do Brasil, esclarece Kalil.
O Sicoob é um Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil com aproximadamente 3,5 milhões de associados, presente em 26 estados da federação e no Distrito Federal, com 16 centrais, mais de 2500 pontos de atendimento, acrescenta o coordenador.
Tamanha grandeza é alicerçada por vantagens oferecidas aos associados, que fazem parte da cooperativa e dividem os resultados financeiros. É um sistema moderno, sustentável, democrático e justo, no qual as taxas de juros são mais atrativas, com distribuição dos resultados e o poder de decisão nas mãos dos associados. Tudo com um atendimento mais humanizado, diz.
É como um banco, com todos os produtos e serviços bancários como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária e adquirência de meios eletrônicos de pagamento. Mas não se trata de um banco e sim de uma cooperativa financeira.
Existem atrativos significativos em uma cooperativa, que mesmo em momentos adversos da economia consegue manter-se disponível com taxas interessantes e muito atuante na região em que está inserida, ou seja, o que for feito aqui em Farroupilha retornará para a nossa cidade, enfatiza a gerente geral da agência inaugurada hoje, Fabiana Benedetto Peixoto.
Fabiana vai gerenciar uma equipe de sete profissionais e já conta com uma carteira de associados. Existe uma boa aceitação do público pelas cooperativas e estamos chegando para sermos mais um parceiro dos farroupilhenses, diz.
Farroupilha, com sua força gerada pela indústria, comércio e meio rural, destaca-se como região atrativa para o contínuo crescimento do maior sistema financeiro cooperativo do país, o Sicoob.
