Afavin comemora nove anos e aprova documentação da Indicação de Procedência
Ao completar nove anos, entidade deve enviar até o mês de junho o projeto finalizado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para obtenção do reconhecimento

A aprovação, em assembleia geral, pelos integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), das normativas e documentação da Indicação de Procedência Farroupilha marcou a comemoração do aniversário de nove anos de fundação da entidade, na terça-feira, 6 de maio. Este é um momento histórico. A entidade foi criada com o objetivo de defender a nossa região vitivinícola e, justamente nesta data, em que comemoramos nosso aniversário, recebemos este trabalho de pesquisa tão consistente, que durou cinco anos, feito pela Embrapa Uva e Vinho com a atuação de uma equipe multidisciplinar. A aprovação deste resultado junto aos associados marca o fim de um processo e autoriza, na sequência de um mês, o encaminhamento do projeto para o reconhecimento oficial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), enfatiza o presidente do Conselho Técnico da Afavin, João Carlos Taffarel.
Para Pablo Perini, da Vinícola Perini, a Afavin foi decisiva neste processo para a delimitação de um foco, o que a diferencia muito enquanto Indicação de Procedência. Enfatizar as bebidas moscatéis é uma estratégia assertiva, que terá um grande apelo no mercado. As bebidas moscatéis são versáteis, podendo-se ir do vinho tranquilo ao licoroso, passando-se, claro, pelos frisantes e espumantes. O moscatel é um produto que tem a cara do Brasil, aromático, leve, alegre, com um grande potencial, inclusive, para exportação, analisa.
Paulo Tesser, vice-presidente da entidade, lembra a visibilidade conquistada pelos vinhos de Farroupilha a partir da atuação da Afavin. Ricardo Chesini, presidente da entidade acrescenta que o grupo teve o papel fundamental de reunir as vinícolas locais, tornando-as mais representativas. Para Chesini, com a aprovação dos associados do projeto finalizado para a obtenção da Indicação de Procedência, a entidade encerra um ciclo e encaminha-se para um novo patamar.