AFEA completa 40 anos e projeta novos rumos para fortalecer ainda mais a categoria

A Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos é uma das entidades mais antigas e importantes do município. Está inserida em várias frentes técnicas e ligada diretamente ao desenvolvimento de Farroupilha

Ela nasceu no dia 11 de janeiro de 1984, com o objetivo de reunir profissionais e estudantes das áreas representadas para a discussão de assuntos de engenharia, arquitetura, meio ambiente, sustentabilidade, energia e demais temas relacionados da categoria. Uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e sem vinculação político-partidária, que teve a sua primeira gestão, composta pelo presidente, Romano Piccoli, personagem fundamental na criação da entidade, falecido no final de 2021, o vice-presidente, Paulo Afonso Schneider e o secretário, Renato Ferrari Tartarotti. Importantes líderes, que contribuíram para o crescimento das categorias representadas no município e a valorização destes profissionais.


A AFEA tem historicamente contribuído não apenas em prol de melhorias, representação e defesa das atividades profissionais, mas também trabalhado muito para o desenvolvimento e crescimento sustentável da cidade, através de suas diretorias e associados. Isso se deve pela participação ativa e efetiva junto aos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais órgãos públicos no município. A entidade também tem uma representatividade muito forte nos conselhos, como COMTUR, COMAN, CONCIDADE, COMUT e COMPHAC, entre outros.


Hoje, a associação conta com mais de 100 associados e seguindo os fundamentos iniciais, mantém a atuação focada na realização de conferências, seminários, reuniões técnicas e auxílio nas decisões que garantem o crescimento do município.


Para Alex Gobbato, presidente da entidade no período de 2020/2021 e 2022/2023, a AFEA construiu sua história baseada na responsabilidade e no comprometimento, não apenas zelando pela representatividade e defesa dos interesses de seus membros junto a órgãos reguladores, mas também investindo em melhorias nas atividades técnicas profissionais no município. “Durante todos esses anos, eventos, palestras, cursos e feiras foram promovidos com o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento contínuo e a atualização profissional dos associados, consolidando a AFEA como uma referência no apoio ao desenvolvimento técnico e sustentável da região”, destaca Gobbato.


Neste período, um dos feitos mais destacados foi o expressivo aumento na participação de novos associados na AFEA, transcendendo as diversas especialidades representadas. Essa expansão reforça o compromisso e a relevância da associação para profissionais e acadêmicos das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia. Além disso, a atualização do estatuto da AFEA foi um marco importante, permitindo a inclusão da modalidade de associado aspirante para acadêmicos dessas áreas, fortalecendo ainda mais os laços entre a entidade e as futuras gerações de profissionais.


Nos últimos anos, a associação deu mais um passo importante na construção da sua história assumindo a Coordenação Estadual das Entidades de Classe do CREA/RS e, posteriormente, ocupando uma cadeira na Coordenação do Colégio de Entidades do CAU/RS. “Isso demonstra a importância da associação não só para Farroupilha na qual tem realizado um trabalho junto à comunidade em prol do desenvolvimento ao longo destes 40 anos, mas também a nível estadual, participando da coordenação das demais entidades de classe vinculadas aos Conselhos”, salienta Alex Gobbato.


O engenheiro civil Deivid Argenta, presidente eleito para o biênio 2024/2025, ressalta que a AFEA, ao longo dos anos, foi fundamental no auxílio da construção de uma cidade com qualidade para se viver. “O que vemos hoje é a continuidade do trabalho desenvolvido e iniciado lá em 1984, onde se buscou a valorização da classe, a aproximação dos profissionais, dando voz aos seus membros e o trabalho junto aos órgãos responsáveis para o fortalecimento e crescimento do nosso município”, comenta Argenta.


O presidente eleito destaca ainda que este ano ocorrerá a revisão de importantes leis municipais, como Parcelamento de Solo, Código de Posturas, Estudo de Impacto de Vizinha e Lei de Saneamento, e a AFEA renova sua parceria histórica para auxiliar e contribuir com essas questões, como sempre fez. “Em todos esses anos tivemos participação ativa nas decisões que mexem diretamente com a população, como por exemplo, a revisão do plano diretor. Contribuímos com nosso conhecimento, experiência e compromisso em tornar o local em que vivemos, o melhor para todos”, acrescenta Deivid.


Argenta também reafirma seu compromisso em trabalhar ainda mais pelo crescimento e pela representatividade da AFEA, atuando fortemente na defesa das atividades profissionais da área tecnológica e na valorização profissional. “Nossa gestão pretende dar continuidade aos trabalhos e ações desenvolvidas nas anteriores, trabalhando na qualificação dos associados, agregando conhecimento, aumentando a participação, como de acadêmicos, o que contribuirá para a troca de experiências e consequentemente no nosso crescimento”, frisa o presidente. “Como esse ano é especial, devido aos 40 anos da entidade, estamos planejando, ainda para o primeiro semestre a realização de um evento comemorativo, pois a data merece ser celebrada”, acrescenta Argenta.

Treinamentos, palestras e capacitações fazem parte da pauta interna da entidade. FOTO: Divulgação/AFEA

Um ponto considerado fundamental para o crescimento e fortalecimento da entidade ao longo dos anos, na visão do ex-presidente Gobbato e do atual, Deivid Argenta, se deve aos associados. Para eles, a entidade alcançou essa representatividade graças ao empenho de seus associados, ao trabalho desenvolvido e, nas ações realizadas junto ao município.


Os principais desafios da entidade têm sido, juntamente com os Conselhos em que atua, manter as atribuições das atividades profissionais, que em algumas ocasiões são alvos de movimentos que buscam desregulamentar as profissões, ou se apropriar de atividades dos profissionais de nível superior, bem como, retirada de direitos adquiridos, como o piso salarial profissional, o combate ao exercício ilegal das profissões, entre outros.

Incentivo na participação em feiras proporciona conhecimento e troca de experiências. FOTO: Divulgação/AFEA

Dessa forma, tem-se buscado a cada dia melhorias para o exercício profissional, sendo através de desburocratizações de procedimentos de licenciamentos de edificações, ambientais, entre outros, até a busca efetiva da valorização profissional, além da demonstração da importância para a sociedade na contratação de profissionais legalmente habilitados que tragam segurança, eficiência e economia, para os diversos tipos de atividades econômicas existentes.


A AFEA também busca criar parcerias e benefícios para serem ofertados aos associados. Atualmente a entidade proporciona plano de saúde, certificação digital, descontos em plataforma de criação de sites, convênio com universidades, disponibilizando participação em programas de pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento profissional, entre outros, com menores custos.

Quatro décadas de contribuição e comprometimento

No ano em que celebra seu 40º aniversário, também se faz necessário o reconhecimento diante da imensa contribuição dos sócios fundadores, cujo comprometimento e dedicação ao longo das décadas foram fundamentais para o crescimento e a consolidação da AFEA, entre eles, os engenheiros Renato Tartarotti, Fernando Oscar Fanton, Vitor Hugo Busetti, Demétrio Cignachi e Gilmar Signori, cujas participações foram e continuam sendo essenciais para o sucesso e a relevância da associação ao longo destas quatro décadas. Esses líderes lançaram as bases para a associação, moldando sua missão e estabelecendo um legado que continua até os dias de hoje.


Para o engenheiro civil Demétrio Cignachi, a AFEA sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento de questões diretamente ligadas ao bem comum do município. “A entidade contribuiu muito durante esses 40 anos, foram inúmeros benefícios em prol de Farroupilha e sua comunidade. Atuamos junto ao poder público em muitas pautas e decisões, entre elas podemos citar projetos públicos como a praça da Matriz e planos diretores ao longo dos anos. E trabalhamos de forma voluntária, com o desejo de tornar nossa cidade um local melhor para se viver. Sempre buscamos oferecer um trabalho que gerasse benefícios para os cidadãos com a regulação dos serviços prestados, além de resguardar os interesses dos associados da AFEA”, ressalta Cignachi.


Ele também reforça um aspecto significativo. Farroupilha tem o privilégio em ter uma associação atuante e representativa, tanto no âmbito municipal quanto estadual, há 40 anos. “Esse fato, sem dúvida, é uma exceção se comparada a outras cidades. Nós servimos de exemplo para muitos municípios, o que nos orgulha muito”, destaca Demétrio.


A opinião é compartilhada pelo colega de profissão e secretário na primeira gestão da entidade, Renato Tartarotti. Ele ressalta o orgulho para os profissionais da categoria em poder comemorar esta data tão importante. “A criação da associação teve diversos objetivos, como fortalecer as atividades profissionais, dar uma noção do trabalho a ser executado, resguardar a ética entre os seus integrantes e, acima de tudo, criar uma tabela de honorários que foi muito importante para todos na época e se tornou fundamental até os dias atuais. Além disso, como entidade, atuamos sempre que solicitados, intervindo nos projetos e dando a contribuição necessária, principalmente no estudo dos planos diretores”, enfatiza Tartarotti.


Renato reforça que a entidade sempre buscou garantir o interesse dos profissionais e da comunidade como um todo. “A cidade é feita por vários entes, e o crescimento dela depende de todos esses setores, por isso deve haver equilíbrio, responsabilidade, respeito e comprometimento”, finaliza.
Outro profissional que acompanhou a trajetória da AFEA desde sua criação é o engenheiro civil, Gilmar Signori. Ele comenta que a entidade nasceu com um propósito e o manteve ao longo dos anos, que foi o de unir os profissionais, oferecer conhecimento, através de cursos e troca de experiências e, principalmente, valorizar a categoria.


Para ele, a mola mestra no início da entidade foi a elaboração de uma tabela de honorários. “Esses valores são praticamente os mesmos que utilizamos atualmente, claro que com seus devidos ajustes, mas tendo como base aquela tabela criada há 40 anos, e que eu tenho aqui como uma relíquia, conservando sua história”, ressalta Gilmar.


Signori destaca que a seriedade e o comprometimento da AFEA fez com que logo após sua fundação, ela já fizesse parte dos diversos organismos e associações existentes no município, tendo assim uma importante representatividade da categoria. Ele se refere a participação nos conselhos, além do CREA e outros importantes órgãos representativos.


Signori afirma que a entidade de Farroupilha, ao longo dos anos, cresceu, se atualizou, buscou parcerias, aprendizados e inovação, além de continuar atuante, o que não ocorre com muitas associações da região. “Claro que já passamos por dificuldades, mas superamos e nos mantivemos firmes no propósito de trabalhar para auxiliar em todas as demandas que tiveram como objetivo, oferecer melhorias ao município”, reforça Signori.

Representatividade junto a entidades de classe da categoria

No âmbito estadual, a AFEA, nos últimos anos, deu um passo importante na construção da sua história assumindo a Coordenação Estadual das Entidades de Classe do CREA/RS e também uma cadeira na Coordenação do Colégio de Entidades do CAU/RS.


Agora, a entidade conquista mais um feito. O engenheiro civil, Alex Gobbato, tomou posse na quarta-feira, dia 10 de janeiro, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, como Coordenador Estadual do Colégio de Entidades Regionais do CREA, o CDER/RS. Esta será uma posição estratégica que abrange mais de 70 entidades de classe profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, todas vinculadas ao CREA/RS e englobando mais de 15 mil profissionais.


Este novo papel destaca-se como uma oportunidade única para Gobbato que terá a chance de promover sinergias entre as diversas entidades representativas. O CDER/RS desempenha um papel crucial na defesa dos interesses profissionais e na promoção do desenvolvimento técnico e sustentável em todo o estado.