Agradecer é um exercício inspirador

Nas razões de cada um, as palavras que expressam gratidão

2023 está apenas começando, mas as pessoas já contabilizam motivos para serem gratas. Aproveitando que hoje, 6/1, é do Dia da Gratidão, compartilhamos razões alheias que servem de inspiração para cada um de nós. De quebra, os planos para um futuro que acaba de ser iniciado.

Fernanda Albuquerque está há quatro anos em Farroupilha, vinda de Olinda, Pernambuco. Por aqui casou, teve seu filho Joaquim, de um ano e seis meses, e encontrou um trabalho que adora: ela é garçonete em um restaurante de Sushi na cidade, o Katsu.
Cheia de planos e vontade de crescer, acaba de descobrir um dos motivos de sua gratidão. “Estou esperando meu segundo filho, que veio de surpresa para nós! Estamos muito felizes, eu e meu marido Marcos. Ainda assim, tenho planos de continuar no meu trabalho e em março começo o curso de Pedagogia pela UCS. 2023 vai ser repleto de atividades”, diz sempre sorridente a extrovertida pernambucana de 27 anos, que se acostumou a cativar clientes por aqui.
O que ainda não consegue tolerar é o frio do sul. “Não consigo me adaptar porque gosto mesmo é do calor”, diz a moça que também aprecia os pratos da culinária que tem conquistado o paladar de alguns gaúchos.

Filha da dona Iria e do seu Domingos, Josuela Marchetti Ramos está no comando da loja Artes de Sofia-Tecidos e Aviamentos, tendo trabalhado com a mãe dos 14 aos 35 anos como caixa na Banca do Rio das Antas.
Mãe de Sofia e Luisa Cousseau, avó da Laís e do Luís Miguel, a consultora de Saúde e bem-estar, formada em Nutrição e especialista em Nutrição e Obesidade, tem muito claro os motivos que despertam nela a gratidão neste ano que recém começou.
“Ao entrar o ano 2023 tenho que agradecer primeiramente a Deus por tudo o que Ele tem proporcionado a mim, pois passei três vezes pelo Covid entre 2020 e 2021 e estou bem de saúde. Entre tantos desafios vividos no decorrer da minha vida aprendi que o que realmente importa não é o que eu tenho de material e sim o que eu sou. Que o princípio de tudo está em mim, em minhas decisões e na forma pela qual devo encarar a vida. 10% são as circunstâncias do dia-a-dia e 90% são as minhas reações diante delas. Sou feliz e grata por aquilo que tenho, vivo o hoje e não foco no que ainda não conquistei, mesmo tendo sonhos, pois tenho a certeza que um dia chegarei lá. Quem convive comigo sabe que curto tudo ao máximo e aproveito cada momento, pois o que importa é o presente e o que eu posso dar de bom para esse mundo”.
Com a facilidade no emprego das palavras, Josuela ainda arremata: “Sou de fato muito grata porque sei da onde eu vim, quem eu sou e aonde quero chegar”.

Júlia de Rossi é uma jovem escritora de 16 anos que inicia seus caminhos adultos fazendo o que gosta e exatamente por isso expressa sua gratidão neste dia especial. “Só tenho que agradecer pelas oportunidades que a vida e as pessoas ao meu redor sempre trazem. Ter a arte nos meus dias é minha maior gratidão! Arte faz a gente se encontrar consigo mesmo, então ter esse espaço de fazer e falar sobre arte, cultura e realmente poder me expressar é uma felicidade diária. Sou grata à Biblioteca Pública Olavo Bilac por proporcionar tanta admiração e apoio para cada projeto, para cada ideia tão mirabolante, mas que encanta e cativa nossa alma”.
Ela continua: “Sou grata por cada conquista que meu esforço trouxe: prêmios de concursos, por exemplo o concurso Oscar Bertholdo, ou convites para ir às escolas dividir minhas experiências com alunos e professores. Sou grata por cada feedback recebido de alguém que leu algo que escrevi, ou de algo que desenhei. É inexplicável a sensação de ver nos olhos das pessoas, o que minha criação provocou nelas! Pretendo continuar assim em 2023. Planejo publicar meu terceiro livro neste ano e espero que cada mínimo passo do processo me leve até onde quero chegar. Dessa forma, produzindo mais, me expressando mais, receberei em troca esses gestos tão bonitos das pessoas ao redor. Sempre serei eternamente grata por cada um deles”.