Amor que não se descarta
O projeto Gesto de Amor existente há nove anos, já auxiliou mais de mil pessoas, entre crianças e adultos,
com distribuição de fraldas descartáveis. Somente em 2011, mais de 55 mil fraldas foram distribuídas

Tatiane De Bastiani
Desde 2003, muitos gestos de amor, foram lançados por voluntárias farroupilhenses. Cerca de 15 mulheres dão vida ao projeto Gesto de Amor, criado pela ex-primeira dama, Anita Maioli Pasqual e pelo ex-prefeito, Clóvis Zanfeliz, confeccionando e distribuindo fraldas descartáveis a crianças e adultos carentes do município.
Na época quando primeira dama, Anita comenta que recebia muitos pedidos de auxílio para compra de fraldas, o que fez com que ela e Clóvis, tivessem a ideia do projeto. Hoje, mais de mil pessoas são cadastradas no projeto desde que foi fundado e cerca de 150 pessoas por mês, recebem as fraldas descartáveis, o que representa em torno de 6 mil fraldas distribuídas todos os meses.
O projeto acontece no subsolo do Conselho Tutelar, onde são feitas a confecção e distribuição das fraldas. Ele é estendido apenas a moradores do município e pessoas de baixa renda. Para conceder a fralda a crianças é preciso apresentar atestado médico que identifique a CID, comprovando a necessidade. Todos os beneficiários recebem visita de assistente social para comprovação da renda.
Hoje temos um número bem pequeno de crianças que recebem as fraldas. São apenas cinco, comenta Anita. Todos os anos são gastos de 60 a 80 mil reais para manter vivo este gesto. As verbas para o projeto são arrecadadas pelo evento Noite do Peixe, que contribui com cerca de 40% e o restante é arcado pela prefeitura municipal.
Foi na segunda Noite do Peixe que a máquina para confecção das fraldas pode ser comprada e desde lá, ela não parou de funcionar. Ao todo, no ano passado, cerca de 55 mil fraldas foram distribuídas.
Quando passamos por problemas de saúde na família, conseguimos ver a importância de alguém para nos dar suporte nestas horas difíceis. Quase todas as voluntárias que trabalham no projeto já passaram por situações do tipo. Ao mesmo tempo, é muito bom poder ajudar o próximo, constata Anita. Pelo projeto, os beneficiários ainda podem solicitar atendimento de um profissional da saúde a domicílio.
Para fazer parte
Quem quiser se cadastrar no projeto pode procurar a secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto e falar com Adenise ou pela secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, levando documento de identificação da pessoa doente.
Noite do Peixe
O evento este ano acontecerá no dia 14 de abril no salão comunitário do bairro Nova Vicenza, às 20 horas. Os ingressos estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de março pelo valor de R$75. No ingresso estão inclusas bebidas como refrigerante, vinhos e água. São 18 cozinhas diferentes e os pratos, todos feitos por cozinheiros voluntários. Quem quiser adquirir os ingressos pode ligar nos telefones: 3261 6937 (secretaria da Educação) ou ainda pelo 9974 7331, com Anita.
Parcerias
O projeto Gesto de Amor está aberto para parcerias com empresas ou profissionais que queiram ajudar a quem muito necessita. São aceitas doações de matérias primas para confecção das fraldas ou de embalagens plásticas para acondicioná-las. No grupo de voluntárias ainda há vagas para as quartas-feiras de manhã.
Horários de atendimento do projeto
Segundas e quartas-feiras a partir das 9h e de tarde a partir da 13h30, sem horários definidos para o fechamento. Nas quintas-feiras há atendimento sempre na última de cada mês, quando são feitas as entregas das fraldas descartáveis.
Precisar do gesto
Iracema Ramos da Anchieta Santos, a 4 anos e 7 meses, recebe fraldas descartáveis pelo projeto, para auxiliar o seu marido Adão. Ele sofreu um infarto e desde então, precisa usar fraldas. O projeto nos ajuda muito. Ainda não é a quantidade suficiente, mas facilita bastante. As fraldas são boas, melhores que as compradas nas farmácias, analisa Iracema.