Ano letivo começa com expectativas e preparação das escolas
Retorno começou esta semana e, até esta quarta de cinzas, 18 de fevereiro, estudantes da rede municipal, estadual e de escolas privadas completam o ingresso nas instituições de ensino

Adriana Lins
adrilins2009@hotmail.com
Com o término das férias e a retomada gradual da comunidade escolar, famílias, alunos, professores e demais profissionais da área da educação vão retomando a rotina e iniciando oficialmente 2026. Na rede municipal de ensino, as escolas de Educação Infantil (EMEIs), já iniciaram suas atividades na última quarta, dia 11, enquanto as escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e os Centros de Atendimento Integral (CAIs) retomam as aulas na nesta semana, em 18 de fevereiro.
O ano da rede educacional também começa com um dos marcos mais relevantes para Farroupilha: o anúncio da primeira escola municipal de turno integral, localizada no bairro América. A unidade deverá atender até 250 alunos e funcionará como projeto piloto, servindo de referência para futuras ampliações do modelo na rede.
Conforme a secretária da Educação, Flávia Zanfeliz, atualmente, o sistema municipal atende aproximadamente nove mil estudantes, distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e os CAIs. “A estrutura educacional do município conta com 21 EMEFs, três delas com CAIs e, sete EMEIs. E para o contraturno escolar, a estimativa é de cerca de 590 vagas na rede municipal, além de outras 200 no Contraturno Calábria, totalizando aproximadamente 790 atendimentos”, ressalta.
- A iniciativa tem como objetivo reforçar a aprendizagem, ampliar experiências educacionais e oferecer maior suporte às famílias.
Para a secretária, garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento de todos os estudantes segue como uma das principais diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. Para isso, todas as escolas contam com Sala de Recursos e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltados ao acompanhamento de alunos com deficiência e também daqueles que apresentam dificuldades pedagógicas.
- A rede dispõe de profissionais de apoio escolar, responsáveis por auxiliar estudantes que necessitam de suporte em alimentação, higienização, locomoção e comunicação, conforme prevê a legislação.
Entre os principais desafios para o início das atividades está a garantia de que todas as escolas comecem o ano com organização, equipes completas, estrutura adequada e atendimento pedagógico alinhado às necessidades dos estudantes. O período também exige atenção especial ao acolhimento de alunos e famílias, especialmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Outro ponto destacado é o acompanhamento das diferentes realidades dos estudantes, com fortalecimento de ações de recuperação e apoio pedagógico desde o começo do ano, para evitar defasagens na aprendizagem. “A perspectiva para os próximos anos é seguir ampliando políticas de inclusão, fortalecendo o contraturno e avançando em modelos que promovam mais oportunidades, equidade e qualidade no ensino”, complementa Flávia.


Escolas privadas
retornam com
expectativas e desafios
O Colégio CNEC Farroupilha Ângelo Antonello iniciou o ano letivo nesta quarta, dia 11 de fevereiro. Conforme a diretora, Juliane Rombaldi da Silva, o período de matrículas continua aberto enquanto houver vagas disponíveis nas turmas.
A escola oferece desde Maternal III até Ensino Médio. Além de contraturno, dispõe de atividades complementares como ballet, futsal, natação e hidroginástica. Com 64 anos de história na cidade, a escola reafirma diariamente seu compromisso com uma educação de excelência, baseada no acolhimento, no respeito e na formação integral dos alunos.
“Nosso trabalho é sustentado por uma equipe de professores altamente qualificados, que alia competência pedagógica, dedicação e constante atualização profissional, garantindo um ensino de qualidade e alinhado às necessidades dos estudantes”, reforça Juliane.
De acordo com a diretora, a instituição conta com uma estrutura adequada, segura e preparada para bem receber os alunos e suas famílias, proporcionando um ambiente favorável à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. “Ao longo de mais de seis décadas, construímos uma relação sólida com a comunidade, sempre atentos às suas demandas e comprometidos em oferecer uma educação que transforma vidas e contribui para o futuro da nossa cidade”, complementa.
Para os alunos do Colégio ESI Nossa senhora de Lourdes, as atividades escolares serão retomadas na próxima quarta-feira, dia 18. De acordo com a diretora da instituição, Salete Finimundi Gasperin, as matrículas estão abertas durante todo o ano, conforme disponibilidade de vagas na turma desejada.
A escola oferece:
- Educação Infantil, a partir dos três anos completos
- Ensino Fundamental para anos iniciais, no turno da tarde
- Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio, no turno da manhã
- Turno Integral para alunos de três aos 10 anos, das 7h às 13h
- Projeto Entardecer, das 17h30min às 19h
Salete ressalta o compromisso da instituição com uma educação de qualidade, baseada em valores, inovação e cuidado com cada estudante. “Estamos sempre atentos às inovações educacionais e à formação integral dos estudantes, por isso o Colégio ESI apresenta importantes diferenciais”, destaca a diretora.
Entre as características especiais encontram-se:
- Robótica no currículo do 1º ao 9º ano
- Educação Socioemocional do 5º ano ao Ensino Médio
- Educação Financeira do 1º ano ao Ensino Médio
- Intercâmbios internacionais, a partir dos 13 anos
- Internacionalização do currículo a partir do 8º ano, com dupla certificação
- Atividades extracurriculares, que ampliam as vivências culturais, esportivas e formativas dos alunos


Alunos da rede estadual
retornam às salas de aula neste dia 18
Conforme o calendário oficial da Secretaria Estadual da Educação, o ano letivo de 2026 começa nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, para todas as modalidades da rede estadual, incluindo Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e cursos técnicos. Antes disso, foram realizadas jornadas pedagógicas destinadas ao planejamento e à organização das atividades escolares.
Nas escolas estaduais do Município as equipes de professores e colaboradores estão mobilizadas para os preparativos finais para mais uma etapa no currículo educacional. Esse período que antecede o retorno dos estudantes também é dedicado à revisão dos espaços físicos, organização das salas de aula e alinhamento pedagógico, com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e favorável ao aprendizado.
- A expectativa é de um início de ano voltado ao aprendizado, reforçando o papel das escolas estaduais na formação dos alunos e no desenvolvimento educacional da comunidade.
Além da preparação interna, as instituições reforçam a importância da participação das famílias neste momento de retomada da rotina escolar, incentivando o acompanhamento da vida acadêmica dos alunos desde os primeiros dias. Projetos pedagógicos, atividades de integração e ações de acolhimento estão entre as estratégias planejadas para facilitar a adaptação, especialmente para os estudantes que ingressam em uma nova etapa de ensino.
A rede estadual desempenha papel fundamental na formação educacional dos jovens, oferecendo oportunidades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com o início do ano letivo, a expectativa das equipes diretivas e pedagógicas é de um período marcado pelo comprometimento com a qualidade do ensino, pela valorização do conhecimento e pelo fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.
Os maiores colégios estaduais no Município, Colégio Estadual Farroupilha e Colégio Estadual São Tiago, com previsão de cerca de 800 alunos para o Ensino Médio, e mais de mil alunos matriculados na Educação Infantil, ensino Fundamental e Médio, respectivamente, trabalhando ainda para o completo quadro de professores para o início do ano letivo.


Cartão com desconto no transporte público
Alunos que utilizam o transporte público podem solicitar ou renovar o cartão, a fim de obter desconto na passagem em Farroupilha. Para as pessoas que já possuem o cadastro ou que pretendem fazer a renovação, é necessário comparecer na empresa Bento Transportes, na Rua Marechal Floriano, 359, com os seguintes documentos:
- O cartão, caso já possuir o mesmo
- Aluno deve estar junto para renovação da foto
- Identidade e CPF (do aluno)
- Comprovante de endereço
- Atestado de matrícula original, obtido na escola, com a data de início e final do ano letivo, turno e série que irá cursar em 2026, assinado e carimbado pelo estabelecimento de ensino

