Após anos de crise econômica, esperança de vida melhor
Leitores avaliam 2018 como mais positivo que os anos anteriores, mas 2019 ainda pode ser melhor
O ano de 2018 está acabando e chegou aquela época em que muita gente começa a avaliar o que passou e pensar a respeito do ano que está por vir. A avaliação, nas ruas, é de que foi um ano difícil, mas um pouco melhor que 2017 e 2016, ao menos na questão econômica. Um dos destaques foi o recuo, ainda que tímido, do desemprego, um tema caro à população. O Farroupilha conversou com os leitores e este foi o ponto mais citado: quando há trabalho as coisas vão bem, é possível viver com menos preocupações e, até, fazer planos para o futuro. Em 2018, esse horizonte, na opinião de quem conversou com O Farroupilha, foi mais claro, ao contrário dos anos anteriores, que foram de forte crise econômica e privações.
E para 2019? A esperança de quem falou com O Farroupilha é de que um novo período, mais positivo, tenha início no país e que os sacrifícios dos últimos anos, ainda tão presentes na memória das pessoas, sejam recompensados com mais prosperidade e oportunidades. Confira algumas opiniões dos leitores!
Esse ano foi um pouco melhor que o ano passado. Fiquei desempregado um bom tempo em 2017. Em 2019 vai melhorar mais, por causa do novo governo. É a nossa esperança.
Wellysson Cristian dos Santos
22, eletricista
Foi um ano ‘mais ou menos’. Estou com problemas de saúde, mas fora isso está tranquilo. Mas podia melhorar muita coisa. Espero que melhore no ano que vem. A esperança é grande.
Amaro Rambo
57, motorista
Espero muito do ano que vem, e pelas mudanças que a gente vê acho que vai ser um ano bem melhor. Não posso me queixar de 2018, porque estou trabalhando. A gente não pode ficar reclamando muito.
Delma Ravanello
59, agente de saúde
Para nós o ano podia ter sido melhor. Mas a gente está trabalhando, então não tem do que se queixar, porque a coisa não está fácil. A esperança é que melhore no ano que vem.
Antonio Girardi
68, servidor público
Foi um ano bom para mim. Mas ultimamente a gente está mais abalado por causa da política. A gente nunca pensou que as pessoas que gente confiou para governar fossem ser tão sujas. Creio que 2019 vai ser bem melhor. Esperança todo mundo tem.
Jeferson Rempel
23, ajudante de caminhoneiro
O ano foi péssimo para mim na questão da saúde. Tive problemas com doença e saí do meu emprego. Mas de trabalho foi um ano bom, até recebi propostas de emprego. Agora a gente espera que o país melhore.
Rozana Pires da Silva
41, dona de casa
De saúde o ano foi péssimo, não temos um bom hospital. De trabalho está difícil. Se tu não tens oportunidade de entrar em uma firma, não tem como ter prática. Mas a gente sempre espera que melhore.
Pedro Machado dos Santos
69, aposentado