Bernardo: 11 anos, dois livros publicados e mais a caminho

O jovem farroupilhense dará autógrafos na noite de 25 de agosto na Confeitaria Apreciatta

Indiscutivelmente Farroupilha é terra de gente talentosa. Alguns descobrem bem cedo o talento que possuem, como o menino Bernardo Dalsochio Montemezzo, de 11 anos de idade e autor de dois livros publicados pela Editora Araucária: Férias de Verão – O acampamento e Férias de Verão – O mistério da Senhora Ágata.
O primeiro livro foi escrito quando ele ainda tinha oito anos de idade e o segundo, de nove para dez anos. Gostou tanto da experiência que já está em novas histórias, como ele mesmo conta. “A experiência foi muito legal porque esses livros que escrevi são de um estilo que eu gostava e ainda gosto bastante. Os livros que estou escrevendo agora que estou com 11 anos são um pouco diferentes, menos imagens e mais escrita. Escrever é uma coisa que eu adoro, os assuntos me interessam, eu pesquiso bastante para escrever as histórias, adoro livros e ler. Escrever para mim não é difícil, eu vou para o computador e escrevo. Eu já tenho a história na minha cabeça, mas alguns detalhes vão ficando diferentes quando escrevo para poder explicar melhor o que estou querendo dizer,” diz, esmiuçando seu processo de criação.
O gosto pela leitura e escrita vem também do incentivo da família – mãe Giselle, pai Márcio e a irmã Cecília – e das formas de educação que o menino recebe, já que o acesso à TV e celular são restritos. “Eu e o pai dele sempre lemos muito e contamos historias para ele desde bem pequeno. Quando demonstrou o desejo, incentivamos. É algo que ele gosta muito e também está aprendendo a lidar com o dinheiro, pois com a venda da primeira edição ele usou para pagar a segunda e com a venda da segunda vai pagar estes que ele está escrevendo. A venda dos livros é para gerar recursos para fazer mais livros. Adiantamos um valor para ele, mas está nos devolvendo”, explica Giselle.
Bernardo, segundo ela, é um menino ativo, com muitos amigos com os quais anda de bicicleta e joga bola. Estudante do quinto ano na escola de Educação Fundamental Elementare, o jovem escritor escreve para pessoas da idade dele. “ Meus livros são indicados para o público de primeiro a quinto ano do ensino fundamental. Como eu amo ler, acho que as pessoas também vão gostar de ler o que eu escrevo”, diz.
No dia 25 de agosto, próxima quinta-feira, às 19h na Confeitaria Apreciatta, acontece a sessão de autógrafos da segunda obra de Bernardo e toda a comunidade está convidada a prestigiar o jovem e determinado escritor.