“Caminho dos pés e das mãos”
Taça Unidos e Copa Brasil Sul de Taekwondo reúnem mais de 300 atletas no Parque Cinquentenário

Nascido na Coreia, em 1955, o taekwondo quer dizer caminho dos pés e das mãos. A origem das técnicas do esporte remonta a dinastias coreanas de 50 anos antes de Cristo. O esporte vem crescendo no Brasil e Farroupilha sempre se destacou na modalidade com a Academia Unidos, que há mais duas décadas realiza torneios da arte coreana e há nove anos organiza a Taça Unidos e Copa Brasil Sul de Taekwondo, que faz parte do calendário o cial de eventos do município. Esta promoção traz para a cidade atletas de todos os cantos do Rio Grande do Sul para a disputa das três modalidades contempladas no torneio – San Ming Choo (lúdica), Poomsae (artística) e Kiorugui (luta).
Neste ano 300 atletas, representado 30 equipes de todo o estado, participaram do torneio realizado no domingo, dia 16, no Parque Cinquentenário.
Farroupilha foi representada pela idealizadora do Projeto, Academia Unidos, pelo Projeto Venver do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), pela Casa da Criança Odete Zanfeliz, pelo Projeto Arte e Movimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela.
ESPORTE OLÍMPICO
A arte marcial foi disputada como esporte de exibição nos Jogos Seul 1988 e Barcelona 1992. Só passou a distribuir medalhas Olímpicas nos Jogos Sydney 2000. País natal do esporte, a Coreia do Sul mostra quem manda no taekwondo: conquistou 10 das 32 medalhas de ouro disputadas até agora. Reforçando a hegemonia asiática, a China aparece em segundo lugar, com oito medalhas, sendo cinco de ouro.
