CDL realiza pesquisa sobre o consumidor farroupilhense
116 pessoas foram entrevistadas. Objetivo foi o de analisar o comportamento do cliente no comércio

Entre os dias 30 de outubro e 1° de novembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha realizou, no centro da cidade, uma pesquisa com 116 entrevistados. As perguntas tiveram o objetivo de observar o comportamento do farroupilhense enquanto consumidor do comércio local.
O presidente da CDL Farroupilha, Gilmar Gasperin comenta que esta é a primeira vez que a pesquisa é realizada. Segundo ele, o objetivo maior foi analisar o comportamento do consumidor e do próprio comércio. Até mesmo para ver a concorrência, disse ele, ao comentar que alguns entrevistados disseram efetuar compras fora do município.
Conforme a pesquisa, de todos os entrevistados, 96,55% disseram ter efetuado alguma compra no comércio este ano. Daqueles que não compraram, 50% alegaram o motivo do endividamento e, 50% a falta de necessidade.
97,41% dos entrevistados afirmaram ter comprado em Farroupilha e 2,59% em outra cidade – 100% em Caxias do Sul. Estes afirmaram que assim o fazem pelo fato do preço ser mais acessível. Entre os motivos, Gasperin acredita que seja devido ao oferecimento de constantes promoções em grandes redes de atacado.
Das opções de pagamento, o crediário foi o mais citado (45,54%), seguido do pagamento a vista (38,39%), cartão (14,28%) e cheque (1,79%). Gasperin admitiu ter se surpreendido com a baixa porcentagem de pessoas que utilizaram o cartão. Entretanto, quanto ao alto índice de pessoas que pagam à vista, Gasperin atribui às promoções que os estabelecimentos comerciais vêm realizando.
Entre os itens mais procurados, está o vestuário (33,04%), vestuário, calçados e acessórios (26,79%) e calçados (14,29%). Depois vieram os artigos esportivos (7,14%) ferramentas ou materiais de construção (6,25%), eletrodomésticos ou móveis (6,25%), perfumaria (2,68%), telefonia (1,78%), livraria (0,89%) e viagens (0,89%).