Central coletiva de CAD beneficia confecções da região

Complexo de máquinas com tecnologia japonesa já está disponível para pequenas, médias e grandes empresas do setor

Mais de 150 autoridades e empresários estiveram presentes na solenidade de inauguração da primeira Central Coletiva de CAD – Criação Assistida por Computador – e Corte do Rio Grande do Sul, no último dia 12, em Caxias do Sul. O complexo de máquinas com tecnologia japonesa já está disponível para pequenas, médias e grandes empresas de confecção que hoje realizam esse processo de maneira manual. O valor do investimento para a aquisição dos equipamentos de R$ 1,6 milhão foi captado através de verba do BID (Banco Mundial de Desenvolvimento) via Secretaria de Desenvolvimento do Estado.
 O projeto vem de encontro com uma necessidade das confecções: o corte de peças de roupas, que hoje é realizado de forma manual, causa grande desgaste físico aos profissionais, afirma Sidimar Remussi, presidente do Polo de Moda, Associação responsável pela operação da Central e que é uma APL (Arranjo Produtivo Local de Moda da Serra). De acordo com Remussi, apenas grandes empresas, e nem todas, tem acesso a maquinário deste porte. O nosso objetivo é auxiliar as empresas neste processo, que é uma atividade-meio, tornando-as mais competitivas no mercado. A grande vantagem de utilizar a Central é a economia de tempo, índice de erro perto de zero e acesso à tecnologia de primeiro mundo de forma coletiva.
Localizado no bairro Cidade Nova, a Central conta com o sistema de engenharia têxtil CAD, plotter de 2,20 metros, mesa digitalizadora de moldes e mesa de corte com insuflação, que permite fazer várias camadas, dos mais diversos tecidos, com corte preciso de peças.
Mais informações pelo e-mail polodemoda@polodemoda.com.br
ou telefone (54) 3027- 4422.