Com o foco no meio ambiente de Farroupilha
Administração Municipal conta com Secretaria do Meio Ambiente há quase dois anos

Até setembro de 2010, as atividades relacionadas ao meio ambiente em Farroupilha eram comandadas por um departamento junto à Secretaria de Saúde. Mas desde que criou uma secretaria voltada totalmente aos temas ambientais, o município tenta emplacar um trabalho voltado a questões importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade. É isso que explica o secretário em exercício, Victor Hugo Francischini, em entrevista ao Jornal O Farroupilha. Confira os principais trechos em que ele fala sobre seu trabalho à frente da pasta e os projetos desenvolvidos.
Jornal O Farroupilha: Quais os desafios da secretaria?
Victor Hugo Francischini: Farroupilha é uma cidade que cresce a passos largos. Um grande desafio para a secretaria é conciliar o desenvolvimento industrial, agrícola e habitacional com a conservação dos recursos naturais, além de educação ambiental permanente para conscientização de todos os usuários de recursos naturais e sua sustentabilidade.
O Farroupilha: Qual sua avaliação deste ano?
Francischini: Sou secretário há dois meses, e nesse período a avaliação é extremamente positiva. E por ser uma secretaria nova vejo de extrema importância para o futuro da cidade. É uma grande responsabilidade para toda nossa equipe comandá-la.
O Farroupilha: O que está sendo feito para solucionar os problemas, como os que sempre acontecem no aterro?
Francischini: O aterro sanitário de Farroupilha opera de acordo com as boas práticas e requisitos legais aplicáveis, e é constantemente monitorado para evitar o acontecimento de problemas.
O Farroupilha: Que avaliação você faz do aterro sanitário?
Francischini: A melhor forma de disposição de resíduos sólidos é em aterros sanitários, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite a confinação segura em termos de controle de
poluição ambiental e proteção à saúde pública. O aterro sanitário de Farroupilha atende as normas e legislações
ambientais vigentes e possui Licença de Operação emitida pelo órgão ambiental Estadual – FEPAM.
O Farroupilha: Quais os objetivos futuros da secretaria?
Francischini: Nossa gestão busca promover a visão do desenvolvimento sustentável, por meio de intensas ações e projetos voltados para o futuro. Como fruto desse processo, definimos diversas ações estratégicas pensando no desenvolvimento de nosso município. São ações e projetos de curto, médio e longo prazo, como:
– É consenso que devemos primar pela compostagem e pelo reaproveitamento da maior quantidade possível de resíduos passíveis de serem reciclados;
– O aumento da porcentagem de resíduos recicláveis domiciliares coletados em nosso município e que devem continuar sendo destinados em sua totalidade à Usina de Triagem de Recicláveis;
– Incentivo às atividades produtivas sustentáveis, tendo em vista que atualmente 70% de toda a água disponível no mundo é usada em irrigação;
– Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com vistas a administração dos resíduos por meio de um conjunto integrado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, de
forma a atender os requisitos ambientais e de saúde pública.
– Continuidade na elaboração do Plano de Arborização Urbana.
– E, como alicerce de todas as ações, a promoção da educação ambiental permanente em todos os níveis e setores.
O Farroupilha: Na semana do Meio Ambiente, serão realizadas atividades em Farroupilha?
Francischini: Nos dias 05 e 06 de junho será realizada a Jornada Municipal de Meio Ambiente, com entrada gratuita, em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
No dia 05 o evento será realizado no Salão Nobre da Prefeitura, quando ocorrerão palestras e oficinas sobre diversos temas relevantes, como resíduos sólidos, produção mais limpa e compostagem.
No dia 06 de junho a Jornada é voltada exclusivamente para as crianças, com a apresentação de três peças teatrais voltadas à preservação do meio ambiente.
O Farroupilha: Como está sendo tratada a situação da água contaminada que foi divulgada nos veículos de comunicação?
Francischini: É uma situação complexa. Primeiramente temos providencias já tomadas como, por exemplo, o cumprimento do contrato por parte da Corsan, que é a instalação da rede de esgoto cloacal e estações de tratamento. As obras iniciam no segundo semestre.
A água contaminada que se referiu os veículos de imprensa, não é a água que sai da sua torneira. Em contato com o responsável pela Corsan, foi garantido que a água é potável. Assim, tendo em vista todas as ações que estão sendo realizadas, acreditamos que em médio prazo esta situação esteja resolvida.
O Farroupilha: Mais alguma campanha de conscientização será lançada este ano?
Francischini: Atualmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza diversas campanhas permanentes de Conscientização Ambiental, como:
– Organização da Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Tríplice Lavadas;
– Em 2012 a campanha foi realizada de 23/04 a 27/04 – sendo coletadas aproximadamente 80 mil unidades. As embalagens coletadas foram enviadas para a em presa ARACAMP, de Vacaria, um consórcio intermunicipal para a
destinação das embalagens de agrotóxicos.
– Campanha de Recolhimento de Pilhas e Baterias Portáteis – Atualmente existem mais de 40 pontos PAPA-PILHA na cidade entre escolas e estabelecimentos comerciais para entrega desses materiais.
– O PAPA PILHAS recolhe todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.
– Coleta Especial do óleo de Cozinha Usado
– Atualmente existe mais de 90 pontos para entrega de óleo cadastrados no município. O recolhimento do óleo de cozinha é realizado por empresa licenciada pelo órgão ambiental estadual – FEPAM.
Depois de recolhido, o óleo de cozinha é encaminhado para a Usina da Oleoplan S.A., onde é transformado em Biodiesel.
– Visitas monitoradas ao Aterro Sanitário e Usina de Triagem.
– São agendadas e monitoradas pela SMMA visitas de escolas ao Aterro Sanitário com o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade de reduzir, reaproveitar e separar os resíduos, buscando, por meio deles, conscientizar também suas famílias.
– Campanha de Lixo Eletrônico A SMMA criou a Campanha permanente de coleta de lixo eletrônico. Os materiais poderão ser destinados no Largo Carlos Fetter (antiga Estação Férrea) das 8:30 as 11:00h nos dias 30/06, 25/08, 27/10 e 24/11.
Todos os materiais são destinados para reciclagem por empresas devidamente licenciadas para a destinação final
destes resíduos.
Para saber quais os pontos de entrega mais próximos da sua residência, entre em contato com a SMMA pelos fones (54) 3261.6986 ou (54) 3261.6987 ou pelo e-mail: ambiente@farroupilha.rs.gov.br.