Como se desenvolveu o comércio na cidade
Para celebrar os 25 anos, Sindilojas lança obra Lembranças que resistem ao tempo e documenta a história do setor em Farroupilha

A tarefa não foi das mais fáceis. Mas, agora é documento. O livro Lembranças que resistem ao tempo, lançado na noite da última quinta-feira no Sindilojas, celebra os 25 anos da entidade e traz à comunidade o registro histórico da evolução do comércio em Farroupilha. Organizado e transformado em uma grande reportagem pela jornalista Adriana Lins, a publicação teve uma comissão para organizar os materiais e colher depoimentos. Ao lado de Adriana, Mariana Dorigon (coordenadora da comissão), Raul Tartarotti, Eloi Paesi, Vicente Barbizan, Cladir Bono e Paulo Roberto Andrade da Silva são os responsáveis pelo resgate.
Dividido em uma espécie de linha do tempo, o livro começa com a chegada dos imigrantes e o surgimento das atividades comerciais, nascidas, à época, como forma de subsistência das famílias vindas do continente europeu. Depois abrange a criação do pequeno povoado de Nova Vicenza e segue a trajetória que foi alterando e transformando o local. Mostra fatos importantes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do município como a estação férrea, a estrada Júlio de Castilhos, a Emancipação Política e tantos outros, lista a jornalista responsável.
Muito embora o resgate remonte a séculos passados, as décadas de 80, 90 e 2000 também estão presentes na publicação. A história vem até os dias atuais, e nas décadas de 80, 90 e 2000 mostra as mudanças ocorridas no comércio, principalmente com a abertura de novos segmentos comerciais, mudanças através de planos econômicos e expansão de mercado. Temos o início, trajetória até os dias atuais e a certeza de que novos capítulos serão escritos através da continuidade da história, diz Adriana.
Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.