Cultura com endereço fixo
A antiga casa do ex-prefeito Avelino Maggioni, no centro da cidade, abrigará o Centro Cultural

Aos poucos o cenário cultural de Farroupilha vai sendo delineado. Após o sucesso da Maratona Cultural, realizada no último final de semana, com a presença de cinco mil pessoas, agora a motivação e a expectativa de artistas e apreciadores de diferentes formas de arte voltam-se à criação do Centro Cultural, no centro da cidade. O local escolhido pelo poder municipal foi a casa onde residiu o ex-prefeito de Farroupilha, Avelino Maggioni.
O mote incentivador para tal decisão surgiu, de acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Ansélio Brustolin, a partir do entendimento de que a Biblioteca Pública Olavo Bilac não poderia mais permanecer no lugar onde está por questões de espaço e, principalmente, por necessitar urgentemente de reformas. Assim, em breve a mesma será remanejada para o segundo piso da residência, possibilitando tais melhorias. Brustolin reforça que mesmo após as reformas internas, a volta da Biblioteca à Rua Coronel Pena de Moraes está descartada, devendo permanecer na casa, em princípio. Além dela, o Departamento de Cultura também ficará concentrado na casa. Ambos devem mudar-se para lá em breve.
Assim, aproveitando tais circunstâncias, segundo ele, o prefeito Claiton Gonçalves vislumbrou naquele lugar, a possibilidade de criar o Centro Cultural, ainda sem data prevista para o seu funcionamento pleno.
O objetivo é que o espaço disponha de um bar cultural, oficinas, saraus, exposições, aulas para alunos, entre outras atividades, ainda em definição pelo Departamento de Cultural.