Dia D contra a gripe vacinou pouco mais de 1 mil pessoas

As doses foram aplicadas apenas nos integrantes dos grupos prioritários, seguindo determinação do Ministério da Saúde

Para uma população de 73.061 pessoas, conforme o censo demográfico realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos quais cerca de 10% tem 60 anos de idade, ou mais, representando apenas um dos grupos prioritários para receber as doses da vacina, o Dia D de Vacinação contra a gripe, em Farroupilha, deixou a desejar no total de pessoas imunizadas. Conforme a secretaria municipal de Saúde e Associação Pró Saúde divulgaram, após encerrado o horário para aplicação dos imunizantes, às 17h, apenas 1.181 pessoas estiveram nos postos e unidades básicas de saúde para se vacinarem.

O Dia D, no sábado, 13 de abril, foi de mobilização nacional para vacinação contra a doença nas UBSs da cidade e interior, com equipes realizando visitação porta a porta nas comunidades mais afastadas para aplicar as doses nos grupos prioritários. Conforme a secretaria da Saúde, os postos de vacinação estiveram abertos das 8h às 17h, conforme orientação do Ministério da Saúde. Já as equipes do interior, divididas em cinco grupos, passaram por diversas comunidades aplicando as doses.

Ainda de acordo com as informações da administração municipal, neste primeiro momento as doses foram aplicadas apenas para os integrantes dos grupos prioritários, também seguindo a definição do Ministério da Saúde. O secretário da Saúde, Thiago Brambilla, comentou, no final da tarde, que ficou satisfeito com o resultado da campanha, em Farroupilha. “Em termos gerais, estamos contentes com estes números”, afirmou.

“É importante dizer que o Dia D ocorreu em paralelo com o nosso programa Sábado do Trabalhador, o que ajuda a movimentar os nossos postos de saúde com aquelas pessoas que não conseguem buscar o atendimento ao longo da semana. Acredito que essa união das frentes de trabalhos nas UBS´s e as nossas equipes no interior foram fundamentais para que atingíssemos este número de doses aplicadas.”, disse.

Importante

  • 1 – A vacina segue disponível em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h15min e das 13h às 16h45min.
  • 2 – A expectativa é que nos próximos dias o Ministério da Saúde amplie os grupos que poderão receber as doses.

Grupos de risco

Crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo percurso e trabalhadores portuários.