Dia do Vinho quer fortalecer turismo regional
Programação foi lançada oficialmente na última terça-feira, junto ao hall de entrada da prefeitura

Tombou um cedro, se ergueu a igreja, lavrou-se a terra, nasceu fartura, /Queijos moldados à lua cheia e vinho tinto na noite escura /Vila e cidade, sonho e certeza, fica em quem sonha te construir. Entoando estes versos – e demonstrando que tem talento e gogó para o microfone – o vice-prefeito Pedro Pedrozo lançou oficialmente a programação do Dia do Vinho na última terça-feira, junto ao hall de entrada da prefeitura. Os versos fazem parte da música Caminhos de Jaguari, composta pelo grupo Minuano. A programação alusiva ao Dia do Vinho ocorre entre os dias 24 de maio a 2 de junho. É um evento que mostra o claro compromisso com a nossa cultura, com o nosso povo, sublinhou Pedrozo.
Antes, porém, o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini, destacou o trabalho realizado pela entidade em fazer com que Farroupilha fosse conhecida no Brasil pela sua produção vinícola, sem esquecer-se da alta carga tributária imposta ao setor (67%). Mas o objetivo aqui é enaltecer a bebida e aproximá-la da comunidade, ponderou. Na mesma linha, a diretora-executiva do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da região, Marcia Ferronato, ressaltou que o evento tem o propósito de vender o vinho como atrativo turístico.
Com o tema Viva o vinho! Brinde a vida, as vinícolas integrantes do projeto oferecerão descontos de 10% até 30% em seus varejos próprios. Além de promover e enaltecer o vinho da região, alavancando o turismo e integrando municípios, vinícolas, estabelecimentos e entidades vinculadas ao setor, outro objetivo neste ano é a oficialização da data também em nível nacional. A intenção é poder celebrar o Dia Nacional do Vinho, em 2014, uma semana antes da Copa do Mundo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, afirmou que o setor vitivinícola é de extrema importância para a região. A nossa cidade participará pela primeira vez, efetivamente da programação do Dia do Vinho, objetivando o fomento e o fortalecimento da cadeia produtiva do vinho. Mais do que um evento que celebre a bebida milenar, cujo aprimoramento transformou a região em referência no Brasil e América Latina, o Dia do Vinho é também uma forma de celebrar a cultura que envolve a sua produção.