Dia Internacional da Mulher: Porquê as conquistas merecem ser relatadas

8 de março, Dia Internacional da Mulher

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Inspirar-nos nas experiências e desafios de outras mulheres é um modo de celebrar suas realizações e nos encorajarmos para os nossos próprios enfrentamentos. Neste Dia Internacional da Mulher, expressamos nosso interesse genuíno pelas histórias que chegam até nós porque as valorizamos, em cada linha, em cada vírgula e isso acontece, casualmente, na semana em que o cinema brasileiro recebe seu primeiro Oscar, com o enredo da vida de uma mulher. A homenagem do Jornal O Farroupilha a toda mulher que se reinventa, esteja atuando dentro e/ou fora de casa, se realiza pelas trajetórias – breves apenas no relato – da Evelyn, Dilmara e Silvane.

De qual conquista você se orgulha em sua vida e que gostaria de compartilhar conosco?

“Até alguns dias, minha resposta seria sem dúvida, a minha família. Eu e o Mateus, estamos juntos há nove anos, com nossos dois filhos de quatro patas, Loki e Thor. E sim, ainda acho uma grande conquista, mas hoje complemento essa resposta com ter decidido empreender e construir meu próprio caminho. Trabalho como agente de viagens e como comercial na empresa do meu marido e essa mudança foi um grande desafio, especialmente hoje, com meus 30 anos, onde a insegurança bate, com questionamentos como esse, sobre conquistas e sonhos de infância não realizados. Mas essa decisão também foi libertadora. Claro, tudo isso com o apoio e incentivo do marido, que foi fundamental para me fazer perceber que tudo dependente das nossas escolhas e isso me trouxe uma nova perspectiva. Então, posso afirmar que minha maior conquista é ter tido a coragem de mudar e acreditar mais em mim”.

Evelyn Esteves, 30 anos, agente de viagens e comercial na Mateus Rosa Films

-.-.-.-.-.-

“No ano de 2010, ao chegar na cidade, compramos uma loja em um shopping de atacado. Sentindo a necessidade de ter uma marca e um produto autêntico para revender, comecei a estudar moda, para entender melhor sobre essa área, pois desde minha infância já gostava de criar roupas. Com muita dedicação, locamos um espaço pequeno onde passei a desenvolver o meu próprio produto: meu esposo fazia o corte, eu costurava e assim iniciamos, nós dois. Depois contratamos uma pessoa, mais uma e mais uma e o grupo foi crescendo. Mudamos para um espaço maior, aumentamos o número de lojas. Hoje temos cinco lojas físicas: Vest Prado de Farroupilha, exclusiva no Golden Center, em Santa Catarina e em Brusque. Também contamos com duas unidades voltadas ao varejo: uma no I Fashion Outlet e outra no Stop Shop, em Brusque. Tenho muito amor pelo que faço, desde a criação, escolha de matéria-prima, modelagem até o resultado final em produtos que têm história e afeto. Quero deixar meus traços no universo da moda feminina. A busca incessante pala qualidade traduz a essência da Vest Prado: vestir-se bem com autenticidade”.

Dilmara Beckmann Ribeiro do Prado, 38 anos, diretora criativa da Vest Prado, esposa do Marcelo, mãe da Valentina e da Martina

-.-.-.-.-.-

“Minha maior conquista foi vencer todas as batalhas que tive em minha vida e sempre com um sorriso no rosto. Uma das batalhas foi um câncer no rim direito e por causa disso tive que fazer uma nefrectomia total. Sempre pedi ajuda para Deus e ele não me abandonou! Sou uma mulher com muita garra e persistente, afinal de contas todos temos problemas, mas com calma resolvemos”.

Silvane Colussi da Luz, 52 anos, agente de Saúde, viúva e mãe do Giovanni e do Nataniel

-.-.-.-.-.-

Mulheres Destaque 2025

Momento de reconhecer a importância da mulher na sociedade e no desenvolvimento do município

Março é sempre um mês muito especial com as celebrações do dia 8/3, Dia Internacional da Mulher e do 18/3, Dia da Mulher Farroupilhense! Como em todos os anos, a Câmara de Vereadores, em uma sessão alusiva à mulher farroupilhense, reconhecerá, no dia 17 de março, seis mulheres por suas trajetórias junto ao município de Farroupilha com o Título de Mulher Destaque 2025. A honraria foi instituída no Legislativo farroupilhense em 2009, e ao longo deste período, 130 mulheres tiveram seus nomes e histórias registradas na Sessão Parlamentar. Para este ano as seis mulheres indicadas possuem relação com a agricultura, educação e empreendedorismo.

Confira

  • Ignez Maria Travi
  • Lourdes Sperafico
  • Maria Luiza Gomes Taglieber
  • Oliara Maria Bellaver Strapazzon
  • Rosane Moroni Kolcenty
  • Suélen Biazoli