Em proteção ao ambiente natural
Entre os trabalhos realizados pela AFAPAN estão os de
conscientização sobre os cuidados com o meio-ambiente
A preservação do Meio Ambiente é uma causa que ganha amplitude cada vez mais na sociedade. Poluição, escassez de recursos e fenômenos naturais ampliam o debate sobre a ação do homem na natureza. Em Farroupilha, essa preocupação também existe. A Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural, a AFAPAN, atua através ações voltadas à conscientização ambiental e também levando denúncias de irregularidades, seja de pessoas físicas ou do Poder Público, à promotoria.
“Denunciar não é o trabalho que se goste de fazer, mas é um mal necessário, pois às vezes muitas pessoas não querem se indispor com vizinhos, com a comunidade e com o próprio Poder Público e então a gente faz esse meio de campo”, ressalta a presidente da AFAPAN, Terezinha Colombo.
Quanto à conscientização ambiental, a Associação já fez trabalhos sobre sacolas retornáveis e combate ao ligustro (agente que acaba com as florestas). Um ponto que está em discussão, segundo Terezinha, é a preocupação com os fins de colméias de abelhas.
A presidente lamenta que a sociedade, inclusive a farroupilhense é extremamente capitalista. “Para muitos, infelizmente, o mais importante é o ter e o bem da comunidade em geral é o de menos. Há pessoas que caso possam obter lucro ou vantagens financeiras com algo deixam os cuidados com o meio ambiente de lado”.
Para Terezinha, de nada adianta destruir a vegetação em nome do 'progresso'. “Se não preservarmos agora o nosso meio ambiente, no futuro vamos ter perdido a nossa identidade. Estamos numa região muito bonita e que se preocupa muito em turismo, mas ninguém vai querer visitar um lugar destruído ou um lixão”.
– Se importar com a natureza é se importar com a si próprio e com as futuras gerações, para que estas possam ter um ambiente bonito e saudável.