Equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília visita Farroupilha na próxima semana
Visita tem como objetivo a atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa
A Associação Pró Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, recebe nesta segunda feira, 25 novembro, o Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo (GTESP) da Universidade de Brasília (UnB) que, junto à Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde (COPID), do Ministério da Saúde, está realizando uma pesquisa com objetivo de atualizar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). A meta é apontar subsídios para a sua implementação com indicadores definidos para o seu monitoramento e avaliação.
Esta pesquisa envolve alguns objetivos, um deles requer que sejam realizadas reuniões presenciais, com pessoas idosas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), e com representantes da saúde de municípios de médio e pequeno porte das cinco regiões brasileiras. O objetivo das reuniões é compreender os problemas centrais vivenciados pelas pessoas idosas usuárias do SUS bem como dos gestores da saúde dos municípios.
O município de Farroupilha foi considerado por esta equipe de pesquisadores, como detentor de excelente potencial para participar da pesquisa devido à sua diversidade cultural e social. O Rio Grande do Sul, de acordo com os dados do Censo 2022, apresenta o maior percentual de população idosa. A reunião com os profissionais da rede de atendimento inicia as 8h, no Sicredi. E a reunião com as pessoas idosas usuárias do Centro de Convivência Idosos São José, será a partir das 14h, no Centro de Convivência.