Escolas de Farroupilha se preparam para o início do ano letivo
Retorno começa na próxima semana, com estudantes da rede estadual. Dia 13 e 17 de fevereiro, rede municipal e instituições privadas completam o calendário de volta às aulas

Adriana Lins
adrilins2009@hotmail.com
A partir da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, a comunidade escolar se mobiliza para o início do ano letivo. O retorno gradual dos estudantes começa com a rede estadual, que dá o pontapé inicial nas atividades acadêmicas. Nesse período que antecede o retorno, as escolas estão em fase final de preparação, com ajustes nos planejamentos pedagógicos, organização de materiais didáticos e adequações nos espaços físicos para receber os alunos.
Na próxima quinta-feira, dia 13, inicia o ano letivo da rede municipal de ensino de Farroupilha para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Conforme a Secretária de Educação, Flávia Zanfeliz, o número de matriculados é de aproximadamente 7,2 mil estudantes. “Para o contraturno, estima-se cerca de 850 alunos”, ressaltou. O município conta atualmente com 21 escolas de Ensino Fundamental e sete de Educação Infantil.
Flávia reforça que a secretaria está comprometida em garantir a inclusão de todos os alunos por meio de ações, como a elaboração de planos de ensino individualizados, que consideram as características e potencialidades de cada estudante, e o apoio contínuo de profissionais especializados, que auxiliam nas atividades do cotidiano escolar. “Além disso, as equipes pedagógicas das escolas e da pasta acompanham de perto o desenvolvimento de cada aluno, garantindo um ambiente educacional mais acessível e inclusivo”, salientou.

Secretária de Educação, Flávia Zanfeliz
Segundo ela, os principais desafios da rede municipal neste início de ano letivo envolvem a organização e o acolhimento dos alunos, a adequação da infraestrutura e a gestão de recursos humanos. Valorizar os profissionais da educação, garantir a segurança nas escolas e fortalecer a parceria com a comunidade também são prioridades.
A secretária destacou que nos últimos anos, o ensino municipal avançou significativamente, com a ampliação do acesso à educação infantil, o aumento de vagas no contraturno, investimentos em infraestrutura escolar e a distribuição de materiais didáticos mais modernos. Também houve avanços na formação dos professores e na implementação de projetos pedagógicos voltados à alfabetização e ao desenvolvimento de competências socioemocionais. “Farroupilha é hoje referência em educação e continuará fortalecendo o ensino com investimentos e capacitação. Educação de qualidade é sinônimo de um futuro promissor”, finalizou Flávia.

Cerca de 7,2 mil alunos fazem parte da rede municipal de ensino
Sem celular na escola
Com o retorno às aulas, cresce a expectativa de estudantes e professores para novos desafios, e o ano letivo de 2025 traz um dos mais significativos. Aprovada recentemente, a Lei nº 15.100/2025 entra em vigor, restringindo o uso de celulares nas escolas. O objetivo da nova lei é reduzir os efeitos negativos do uso excessivo de celulares, que podem comprometer o aprendizado, a concentração e o bem-estar emocional dos estudantes
Mesmo que algumas escolas já tenham iniciado a adesão da prática no ano anterior, caberá a cada instituição de educação, tanto pública quanto privada, definir suas próprias estratégias de implementação da lei. Isso inclui estabelecer normas claras sobre quando e como o uso do celular poderá ser permitido, especialmente em situações pedagógicas específicas ou para casos de emergência.
O desafio para as escolas será em equilibrar o uso consciente da tecnologia com a promoção de um ambiente de aprendizado mais focado e saudável.

Rede estadual inicia ano letivo
na segunda, dia 10
Estudantes das escolas estaduais de ensino retornam às aulas no dia 10, na segunda-feira. Equipe diretiva, professores e colaboradores intensificam os preparativos finais.
O Colégio Estadual Farroupilha, conforme a diretora Elezita Ferrari, tem previsão de 800 alunos para o Ensino Médio, nos turnos da manhã, tarde e noite. A diretora ressalta que o quadro de professores da escola está completo para o início do ano letivo.
O Colégio Estadual São Tiago também está nos ajustes finais para receber os cerca de 1,2 mil alunos matriculados. A escola disponibiliza educação infantil, ensino fundamental e médio e destaca o quadro completo de professores para começar as atividades de ensino de 2025.

Objetivo das escolas é traçar metas para diminuir a evasão escolar
Estudantes de instituições
particulares voltam dia 17
A rede privada completa o retorno às atividades escolares. O Colégio CNEC Farroupilha Ângelo Antonello está na fase final dos preparativos para receber seus alunos. A escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio nos turnos manhã e tarde e Ensino Superior à noite.
Conforme a diretora, Juliane Rombaldi, também é oferecido contraturno para os alunos do colégio e de outras escolas. O CNEC disponibiliza ainda outros cursos livres, como Natação, Hidroginástica, Futsal, Ballet, Patinação e Vôlei.
O Colégio de Educação Scalabriniana Integrada (ESI) Nossa Senhora de Lourdes, já retornou as atividades de contraturno, colônia de férias e Projeto Entardecer. As aulas da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio voltam dia 17.
Além da Educação Básica, a escola tem diversas atividades extracurriculares e, neste ano, está complementando com taekwondo e musicalização. Entre os preparativos para o retorno, a escola está fazendo a manutenção da pintura do prédio.


Material escolar apresenta
aumento de até 9%
O início do ano letivo sempre gera uma preocupação adicional para pais e responsáveis: a lista de material escolar. E é nessa hora que boa parte do orçamento familiar vai embora. E, de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os itens da lista escolar em comparação com o ano anterior tiveram um aumento de preços entre 5% e 9%. Isso se deve a diversos fatores, entre eles, a inflação, o aumento nos custos de produção e logística, além da alta do dólar.
Conforme pesquisa realizada pela Associação o caderno, a exemplo de anos anteriores, é um dos itens que mais teve aumento. As canetas, lápis de cor e borrachas também apresentaram altas expressivas, seguido por mochilas e lancheiras, considerados itens de maior valor agregado, que também registraram percentuais de aumento.
O planejamento e a pesquisa continuam sendo as melhores estratégias para enfrentar a alta nos preços e garantir um início de ano letivo organizado e econômico. A um passo de entrar em sala de aula, estabelecimentos que comercializam material escolar ainda registram a procura dos pais e responsáveis por estes itens.
Eles destacam que a demanda iniciou ainda em dezembro. Segundo os proprietários, a previsão é de que a procura se estenda até o mês de março, o que normalmente acontece.
Para auxiliar nesse processo de conseguir o melhor valor, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Farroupilha, no início de janeiro, divulgou uma pesquisa com o comparativo dos preços relativos ao material escolar. Confira a lista:
