Esgoto a céu aberto contamina praça do bairro São Francisco
Há mais de dois meses bairro tem esgoto oriundo dos novos residenciais, caindo na praça. Em dias de chuva forte, o esgoto chega a invadir pátios de residências próximas

Além dos percalços já ocorridos com os alagamentos, que a pouco tempo vem sendo resolvido pela construção de uma galeria de escoamento de água, o bairro São Francisco está enfrentando mais problemas. Há cerca de dois meses na rua Carazinho, última rua do bairro, esgoto a céu aberto que visivelmente entende-se ser oriundo dos novos condomínios do bairro, inaugurados no dia 20 de março, contaminam o local.
Segundo João Juares Dias, presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco, quando ocorrem enxurradas o esgoto chega a transbordar e invade a praça que é utilizada inclusive por crianças. Esta situação está sendo incômoda para muitos moradores, principalmente aos que moram nas proximidades e também aos que mantém estabelecimentos comerciais por perto.
Os dois prédios dos residenciais novos do bairro, foram construídos pela Viezzer Engenharia, construtora de Caxias do Sul, a mesma que realizou a construção dos residenciais do bairro Cinquentenário, Industrial, dos prédios particulares próximo a empresa DG Sul e também será a responsável pela construção dos novos condomínios que serão feitos no bairro 1º de Maio e Industrial. A construtora foi escolhida por meio de licitação. O prefeito Ademir Baretta esteve visitando o local na sexta-feira dia 8 e garantiu que até o final desta semana será definida uma solução para o caso. Conforme Baretta será feita uma parceria com a empresa Viezzer e os empreendedores do Residencial Felicittà para corrigir o problema.
Confira na edição impressa de amanhã, entrevista com a moradora Elite Fedrigo e explicação da empresa construtora sobre o caso.