Filas no Cartório

A quarta-feira (4), último dia para regulamentação do título de eleitor, foi de longa espera na frente do Cartório Eleitoral.

A quarta-feira (4), último dia para regulamentação do título de eleitor, foi de longa espera na frente do Cartório Eleitoral. Quem deixou para resolver os problemas com a Justiça Eleitoral no último dia teve que esperar em média quase uma hora para ser atendido. Geralmente atendemos de 60 a 70 por dia. Nos últimos três dias esse número praticamente dobrou, explica Alexandre Bohrer, chefe do cartório eleitoral de Farroupilha.

Falta de tempo
Segundo o TRE, os procedimentos realizados poderiam ter sido feitos desde o início de 2015, mas como é de costume muitos eleitores deixaram para a última hora. Por falta de tempo só conseguir vir hoje, então tem que ficar na fila, se explicou Mareli Vicente Soares, operadora de máquinas, que foi até o cartório transferir o título de eleitor, da cidade de Ametista do Sul para Farroupilha.

Fazer parte
O enfermeiro Rodrigo Yung está em Farroupilha há seis meses, a exemplo de Mareli, afirmou que a falta de tempo foi a responsável por deixar para fazer a transferência no último dia. Sou de São Pedro da Serra, por causa do trabalho não consegui vir antes. A minha cidade nem é tão longe daqui, mas sinto a necessidade de votar onde estou morando, quero participar do processo.

Penalidades
O eleitor que perdeu o prazo para regularizar sua situação cadastral permanecerá com as restrições previstas no art. 7º do Código Eleitoral, tais como não poder obter passaporte e carteira de identidade, realizar empréstimo na Caixa Econômica, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e se for aprovado em concurso público não poderá ser investido ou tomar posse no cargo.