Foco total no esporte, no lazer e na juventude

Sedinei Catafesta (PSD) está a frente da nova pasta criada para a gestão 2017-2020 de Claiton e Pedrozo, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Depois de uma experiência de oito anos junto ao Poder Legislativo, Sedinei Catafesta (PSD) passou a exercer uma função estratégica dentro do Poder Executivo: a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Nela, pretende planejar e executar ações voltadas à qualidade de vida do farroupilhense, impulsionado o cenário esportivo amador e realizando atividades em diferentes pontos do município.

Jornal O Farroupilha – Quem é Sedinei Catafesta e por que suas qualidades lhe dão a capacidade para exercer o cargo a qual foi nomeado?
Catafesta – Sou um jovem que veio, como tantas outras pessoas, em busca de qualidade de vida melhor, em busca de emprego. Vim do interior de Nonoai em 2002 e achei em Farroupilha uma cidade-mãe, que abrigou a mim e a minha família e deu todas essas oportunidades para que eu hoje possa estar na vida pública, desenvolvendo atividades em prol da comunidade. Sou um jovem lutador, uma pessoa que aprendeu muito desde cedo com as dificuldades e por meio delas encontrou a maneira de enfrentar a vida, valorizando a amizade entre as pessoas. Sou uma pessoa com coragem e determinação para colocar em prática cada objetivo proposto.

Jornal O Farroupilha – Eleito três vezes ao legislativo, com oito anos de atividade dentro da Câmara de Vereadores, inclusive sendo presidente da mesma em duas oportunidades. Como avalia essa experiência e como ela te qualifica à função de secretário municipal?
Catafesta – Em 2009 quando tomei posse no Poder Legislativo, era tudo algo muito novo. Saí da portaria do Hospital São Carlos, onde atendia a comunidade que, em muitos casos, estava num momento carente, delicado, visitando seus familiares – visita que poderia ser a última. Era uma atividade muito especial, que marcou muito a minha vida. A ideia de ser vereador veio dali, pois eu queria poder ajudar mais. Essa característica de estar aberto a conversar com a população me fez crescer dentro do Poder Legislativo, me permitindo ainda a conquistar um fato histórico, de ser o presidente mais novo da Câmara, em 2012. Com muita competência, garra e, acima de tudo, responsabilidade, desenvolvi a minha atividade com os demais parlamentares. Quero dizer que tudo isso foi algo que somou e muito para mim, ainda mais pela sorte de ter sido eleito na primeira vez em que fui candidato. Foi do aprendizado do primeiro mandato que fui reeleito. Com mais experiência e conhecimento, por exemplo, junto dos demais vereadores, aplicamos um projeto que desvinculou as ações do Poder Legislativo do Poder Executivo, por meio de concurso público e pela criação do CNPJ que possibilitou fazer isso. Antes, tudo o que precisava ser feito de remanejos internos na Casa precisava passar pela prefeitura, impossibilitando de fato o papel do Legislativo, que é de ser o fiscalizador dos atos públicos. Ganhamos autonomia, foi fantástico. Em 2012 criamos o projeto que transmite até hoje os atos do Legislativo por meio da internet, ao vivo. As pessoas que não podem estar presentes nas sessões, tem a opção por meio de seu smartphone ou do computador acessar as discussões de projetos e ações dos vereadores.
Jornal O Farroupilha – Enquanto vereador, como lidava com as sugestões e críticas da comunidade?
Catafesta – A vida pública é muito difícil. Hoje o vereador sofre perante a comunidade por conta de tantos escândalos que acontecem em nosso País. Essa reação se dá porque estamos mais próximos das pessoas e consequentemente os atos a níveis federais acabam por respingar no vereador. Esse enfrentamento é natural, pois vem da falta de exemplo dos parlamentares, que mancham a vida das pessoas íntegras, que é o caso do povo de Farroupilha.
Eu faço da vida pública um instrumento de trabalho. Eu vivo disso com muito orgulho, prazer e determinação. Recebo críticas, sim, e delas busco encontrar soluções. Faço visitas constantes nos bairros, nas casas, em busca dos problemas que deverão ser resolvidos pelo Poder Público. Essa parte é importante e que permite dar sequência ao trabalho a ser desenvolvido.

Jornal O Farroupilha – Como encara esse novo desafio na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude? É uma pasta nova, o que esperar dela?
Catafesta – É um novo momento, que o prefeito Claiton junto do vice-prefeito Pedrozo me oportunizaram. É uma secretaria nova, jovem, que está em fase de sua adolescência, digo isso porque ela já existia de fato, com suas atividades sendo executadas em outras repartições. Sinto-me muito lisonjeado de ter o meu nome indicado a essa pasta de extrema importância para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da comunidade, que precisa ter essa integração do lazer, do esporte e valorizando as ações da juventude. Isso é pensar na comunidade. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude tem a missão de fomentar o esporte no nosso município, dar continuidade e aprimorar ainda mais o que já vem sendo executado junto ao Departamento Municipal de Esportes e Lazer, seja ela no xadrez, no vôlei, no futsal, no hóquei, na ginástica artística, entre outras atividades que já existem. As ações são para todos. Queremos ainda resgatar o esporte da mesma forma que este era valorizado no passado, com torneios entre os bairros e distritos, que muito movimentava as localidades. Hoje ainda existem eventos desse tipo, mas buscaremos o apoio do Poder Público para dar ainda mais o gás da continuidade. Essa é a nossa missão para valorizar o esporte amador em cada uma de suas modalidades, em parceria com as empresas privadas, valorizando e buscando a movimentação dos parques de lazer. Queremos também que Farroupilha possa ter mais atividades aos sábados e domingos. Que o trabalhador faça a sua função durante a semana e tenha uma atividade para passar um momento de descontração, de alegria com sua família, com as ações realizadas dentro da nossa Secretaria e na nossa equipe. Há caminhos para se buscar tudo isso e a nossa equipe vai estar em função disso.  

Jornal O Farroupilha – Como a Secretaria é composta e como está a sintonia com os demais colegas?
Catafesta – Nossa equipe é, a princípio, de quatro pessoas. Atuamos diretamente com outras secretarias, principalmente com a de Educação, até em função das atividades desenvolvidas por professores do DMEL no Complexo Esportivo do Cinquentenário. Mas, resumindo, a nossa Secretaria é enxuta e com o dever de dar resultados. Do pouco, fazer o muito. Esse é o novo objetivo. Estamos sintonizados, unindo experiências. E, acima de tudo, preparados para os desafios que vamos encontrar.

Jornal O Farroupilha – Algumas ações a serem desenvolvidas já foram comentadas. O que esperar além delas?
Catafesta – A Secretaria tem um cronograma gigante de ações que vão ser implementadas ainda neste ano, mas como é algo novo precisamos fazer um planejamento maior do que precisa ser feito. De imediato estamos passando para a Secretaria Municipal de Planejamento um cronograma com ações previstas para 90 e 180 dias. As escolinhas de esportes e os Jogos Estudantis já devem iniciar em breve, com o retorno do período letivo no município. Pretendemos ainda colocar um novo placar eletrônico no Cinquentenário. O placar que temos é de 20 anos atrás e devido ao tempo o seu funcionamento está comprometido – e um conserto é mais caro do que adquirir um novo. Para isso, vamos buscar parcerias.
Existe ainda a questão do Passe Livre, que é um programa estadual e que nós da Secretaria colaboramos suprindo as demandas para o encaminhamento dos documentos para quem tem o direito de ser contemplado. Vale ressaltar que existe um problema na demora da emissão do Passe Livre, mas não é por parte do município. Os estudantes trazem a documentação, encaminham relatórios e é no Estado que as coisas atrasam. Em 2016 teve aluno que foi contemplado só no final do semestre. Queremos resolver essa questão junto ao Estado, porque se existe um programa, ele tem que funcionar, caso contrário, não tem porque nós darmos esse amparo.
Para março também estamos programando um final de semanas de atividades, até para aproveitar o horário de verão. Vamos buscar um parceiro para desenvolver esse evento.

Jornal O Farroupilha – Dentro da vida pública é muito importante, estrategicamente, ter boas relações com políticos de outras esferas, tais como deputados a nível estadual e federal. Como você relaciona essa questão?
Catafesta – Nesses oito anos em que fui vereador, pude criar grandes laços de amizade. Hoje sou filiado o PSD, o mesmo partido do vice-governador do Estado. Temos ainda diversos deputados estaduais. Agora, na Secretaria Municipal, vamos buscar junto ao Estado o apoio para a realização dos eventos. Em nível federal, tem ainda o gabinete do deputado Danrlei, que representa o esporte do RS junto ao congresso. É uma porta importante em busca de recursos para desenvolver os projetos nos quais vamos estar apresentando, a fim de encontrar o amparo financeiro junto a União.
Hoje não basta ser um agente público, somente bem-sucedido na parte de votos. É preciso ter relacionamentos para que as coisas funcionem em várias áreas, o que permite os resultados ali na frente.

Jornal O Farroupilha – Como avalia a sua relação com o prefeito Claiton Gonçalves?
Catafesta – Meu relacionamento com o prefeito Dr. Claiton vem desde a época do hospital. Nosso prefeito é um ser humano de coração gigantesco. É uma pessoa que tem um carinho por todos e um espírito de vida que dá a resposta que a pessoa precisa de imediato. São características que ele possuía também enquanto médico. Não tinha hora para ele estar presente, fazendo o seu atendimento. É um ser humano que está inserido na vida pública do município e fazendo a diferença porque, se for parar para pensar, olha o quanto de obras o município recebeu nesses últimos tempos. O prefeito Claiton tem visão em todas as áreas. E essa visão fez com que se criasse a Secretaria a qual ele me deu a incumbência de dar resultados positivos, o que faço com muita honra e a gratidão. Recordo também da nossa amizade lá no Hospital. Naquela época fomos parceiros em diversos jogos de vôlei e tenho nessa lembrança muitos dos motivos que me fizeram defender o seu governo mesmo quando não estava inserido nele. Tenho também uma boa relação com o Pedrozo e os demais secretários. É com orgulho que mantenho todos esses importantes laços de amizade para desenvolver bem as minhas atividades. A comunidade quer resultado, precisa deles, e tem o dever de cobrar e de esperar que as coisas aconteçam.

Jornal O Farroupilha – O que esperar de Sedinei Catafesta enquanto secretário municipal?
Catafesta – A comunidade pode esperar um trabalho positivo, um trabalho de seriedade. O Catafesta é uma pessoa que tem seriedade em suas as ações e, acima de tudo, um espírito jovem, para continuar na luta em busca de projetos que venham a beneficiar todos nós. As portas da Secretaria estão sempre abertas para que as pessoas possam trazer sugestões a fim de juntos discutirmos projetos de curto, médio e longo prazo. O cidadão pode ter a certeza que vamos buscar meios e caminhos de incentivos e seremos parceiros de todos os projetos apresentados pela comunidade, trabalhando muito orgulho de minha parte e de minha equipe.