Fogo de Conselho dá início à Semana da Pátria
Acendimento do Fogo de Conselho pelos grupos de escoteiros no Impperia Shopping amanhã (31) às 19h, marca o início da programação da Semana da Pátria em Farroupilha. Desfile ocorre no dia 7, às 10h, na Rua Coronel Pena de Moraes

As comemorações da Semana da Pátria se iniciam neste sábado (31) em Farroupilha, quando os grupos de Escoteiros Guaracy, Rouxinol da Serra e Salto Ventoso acendem o chamado Fogo de Conselho no Estacionamento do Impperia Shopping, às 19h. Após, os participantes do Pégasus Grupo de Corrida e da Associação de Corredores de Rua de Farroupilha (Acorf), acompanhados pelo Resgate Voluntário, levarão a chama até a sede do Grupo de Escoteiros Salto Ventoso, no Bairro Cinquentenário, onde farão a guarda até a manhã de domingo (01), quando os corredores conduzirão o fogo até a Praça Emancipação para ser entregue ao prefeito Claiton Gonçalves, que acenderá a pira da Semana da Pátria e dará início às comemorações. O fogo simbólico permanecerá na prefeitura até o dia 7 de setembro.
Ao longo da semana, as três bandeiras (nacional, estadual e municipal) serão hasteadas diariamente na prefeitura, às 9h, quando estarão presentes, além da comunidade, escolas e entidades do município que farão apresentações alusivas à Semana da Pátria. O arriamento das bandeiras será feito sempre às 17h.
O desfile cívico acontece no dia 7 de setembro, às 10h, na Rua Coronel Pena de Moraes. Anteriormente, porém, o fogo simbólico será levado à Praça da Bandeira pelos corredores para que a população presente possa cantar o hino nacional, às 9h45. Conforme explica a secretária da Educação, Mara Sandra Parlow, a abertura do desfile será feita por orgãos de segurança do município como Polícia Civil, Bombeiros, Brigada Militar, além do grupo de escoteiros.
Posteriormente, desfilarão escolas do município (veja quadro), incluindo duas de ensino infantil. A novidade deste ano é que a caminhada será substituída pela tradicional marcha, que será feita com o auxílio intercalado das bandas marciais da EMEF Primeiro de Maio, da EMEF Antônio Minella, da Banda Municipal Cinquentenário e da Banda Auxiliadora de São Leopoldo.
Conforme explica Mara, o tema deste ano, Nós somos a pátria Brasil, está sendo trabalhado com as turmas escolares em sala de aula e também norteará o desfile cívico. Assim, a organização e determinação para este ano é de que os alunos desfilem uniformizados dando sentido à marcha. Segundo ela, eles estarão portando as faixas que identificam a escola, além das bandeiras. Cada um dos pelotões será composto de 40 a 50 alunos de cada escola. Acreditamos que vai ficar esteticamente lindo e organizado, destaca a secretária.
O encerramento do desfile cívico será feito com a participação de entidades tradicionalistas do município, uma vez que não haverá desfile no dia 20 de setembro. Às 17h, ocorre o arriamento das Bandeiras e Extinção do Fogo Simbólico na Praça da Bandeira.