Frustração exposta na Expo Farroupilha/23ª Fenakiwi
Os motivos que geraram a insatisfação comum aos expositores que participaram da feira, opiniões e análises de quem apostava no evento e nas vendas, que não aconteceram por falta de público
O papel da imprensa é relatar os fatos, dando voz a quem tem algo a dizer. Na noite de sábado, do último final de semana da Expo Farroupilha/23ª Fenakiwi, chovia e poucas pessoas transitavam pelos corredores da feira. O desânimo era notório e maior que ele, a indignação dos expositores, que se sentiram pouco valorizados.
Uma volta pelos pavilhões e o inevitável e rápido bate-papo com alguns deles. Uns queriam falar, outros pediam para que a opinião deles não fosse mencionada, embora o conteúdo fosse o mesmo dos colegas que faziam questão do registro.
O que prevaleceu foi que enquanto a Expo Farroupilha/23ª Fenakiwi acontecia, os motivos de insatisfação dos expositores apareciam, contribuindo para o forte sentimento de frustração que selou o evento.
A falta de público foi o grande ponto negativo desta primeira edição, mas segundo os expositores, não foi o único.
Durante esta semana, falou-se muito sobre a questão, o que facilita a análise por parte da organização para que avaliações possam ser feitas e ações repensadas para uma próxima ocasião. Ainda assim, o que ficou, ficou.
Agora é a hora da necessária ponderação.
Conta a favor o fato de a Fenakiwi ter uma essência grandiosa, com um histórico bastante atrativo de geração de entretenimento e bons negócios. Edições passadas comprovam e têm o potencial de impulsionarem a nova roupagem, a Expo Farroupilha. Tudo vai depender das mudanças que surgirem.
Se o ouro é provado no fogo, a primeira Expo Farroupilha realizada em novembro passou por ele.
O que disseram os expositores?
Juliana Dellazari Roth
Inspire-se Aromas Especiais
Depois do primeiro final de semana que percebemos o fraco movimento, procuramos o presidente para dar ideias, para que alguns ajustes fossem feitos porque nós queríamos que a feira fosse um sucesso para todo mundo. Entendemos que não houve recebimento destas ideias. Passou um abaixo-assinado no estande para que o valor de entrada na feira fosse reduzido, assim como o valor do estacionamento. Nós assinamos. Infelizmente não foi suficiente para atrair o público, o que foi uma pena porque estávamos nos preparando desde março para ela. Posso dizer que nós experimentamos o desespero porque os espaços não foram baratos! Nossa expectativa foi muito alta perto do resultado que tivemos. Tivemos até goteira em cima do nosso estande e alguns colegas expositores usaram a expressão: `isso é um pesadelo!´.
Outro ponto a mencionar é que feira de negócios é uma coisa e festival de música e gastronomia é outra! As poucas pessoas que passaram pelo estande passavam para ir aos shows e sempre alegavam que não iam comprar porque não queriam carregar sacolas! Neste formato, o negócio não aconteceu. Quem foi aos shows, não foi para comprar nos estandes. Frustração total.
Josi Lima
Ateliê Josi Lima
Eu acho que a feira foi mal aproveitada. Foi pensada, mas não foi executada. Não teve mídia suficiente, faltou divulgação para dentro e para fora da cidade, faltou sinalização. A página da Expo Farroupilha tinha publicações esporádicas, o que não pode acontecer porque um evento tem que bombar o tempo todo nas redes sociais. A questão de um feriado também não foi pensada porque um feriado no inverno chama gente para a serra, diferente de um feriado no verão, que tira as pessoas daqui. Não tive retorno financeiro perto do investimento que foi feito para estar na Expo Farroupilha, mais que isso, minha intenção era divulgar o meu trabalho, mas não havia pessoas nos corredores para que eu pudesse fazer isso.
Maicon Rodolfo
Sniper
Trouxemos uma estrutura para a Expo Farroupilha para que as pessoas pudessem conhecer o esporte Airsoft, que utiliza réplicas de armas reais. Temos nossa loja dentro do shopping São Pelegrino e diversão era o que queríamos proporcionar às pessoas. As poucas que passaram pelo nosso espaço gostaram da novidade. Confesso que esperávamos mais da feira e por causa disso não sei te dizer se participaremos de uma próxima. Será preciso avaliar.
Ivone Junges
Ivone Junges Confecções
Foi a minha primeira e última participação em uma feira em Farroupilha. Não existe feira sem público! Não tirei nem para pagar o espaço que ocupei. Só quem esteve pelos corredores para saber que não houve venda. Foi uma decepção muito grande e confesso que não volto a investir em uma feira como esta, não aqui em Farroupilha, onde está o meu negócio. A Expo Farroupilha foi uma experiência muito negativa para mim.
Patrícia dos Santos Rodrigues
Dugão Lanches
Participo da Semana Farroupilha, venho de Canela. Vim para a Expo Farroupilha e encontrei tudo organizado, o pessoal da limpeza show de bola, todo mundo educado, tudo bonito esperando o público, que não apareceu. Ouvi comentários de pessoas acostumadas à participação na Fenakiwi que a época do ano foi errada para um evento como este, que no inverno é bem melhor, talvez este seja um dos motivos que explique a falta de público. Tivemos gastos com hospedagem e o retorno financeiro não cobriu nossa participação. Ouvi dizer que é uma festa boa, mas quando acontece no inverno. Confesso que se me convidarem para uma feira aqui, nesta época do ano, não venho mais.
Alcionir da Fonseca
Empório Nova Aliança
A organização estava boa, mas faltou público! Não tivemos visitantes nos finais de semana da feira, o que gerou descontentamento, já que houve investimento de todos os expositores, tanto pequenos quanto grandes. Tivemos custos com deslocamentos, alimentação e não tivemos o menor retorno. Vamos repensar uma futura participação em uma feira como essa. Constatamos a pouca divulgação, o que certamente refletiu na falta de público. Estávamos esperando os turistas porque o que move uma feira é o turismo, mas não aconteceu.
André Ogliari
Secretta Bier
Somos uma cervejaria nova na cidade, com praticamente seis meses no mercado e exatamente por isso queríamos fazer o lançamento da empresa na Expo Farroupilha. Entramos com um conceito diferente de participação, pois nosso foco não eram só as vendas, mas o marketing comercial para expandirmos nossa marca. O movimento da feira foi bem fraco, o que atrapalhou nosso marketing, mas ainda assim conseguimos fazer alguns negócios, o que acabou resultando em vendas de chopp e cerveja fora da feira. De qualquer forma, vamos avaliar melhor uma próxima participação porque tivemos problemas com o pessoal da M9, que acabou não cumprindo grande parte do que havia sido prometido. Se o espaço continuasse a ser mantido durante o ano, muitos eventos poderiam ser trazidos à cidade, o que seria muito bom para as cervejarias de Farroupilha.
_____________________________________________________________________________________________________
REPORTAGEM E FOTOS:
CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br