Generosidade correndo nas veias

Se o Natal é a época em que o amor ao próximo fica ainda mais evidente, também é a ocasião ideal para falarmos de um ato que expressa, de forma magnânima, tal sentimento: a doação de sangue e plaquetas. Sidinei Bazzo é o farroupilhense que entende bem disso

Há pessoas que demonstram seu amor ao próximo de forma rara e contínua, por atitudes nobres, que merecem, no mínimo, admiração. O advogado e empresário Sidinei Bazzo é doador de sangue e de plaquetas desde 2005 e por causa disso recebeu uma menção honrosa, no dia 14 de dezembro, no Hemocentro Regional de Caxias do Sul – HEMOCS.

Salvar vidas é o que me leva a fazer isso sempre. Sinto uma satisfação muito grande em ajudar pessoas que precisam de sangue, diz Sidi, como é conhecido.

O advogado começou doando apenas sangue e depois, por sua constância no ato, foi convidado a doar plaquetas. O procedimento era feito por uma máquina que retirava o sangue, separava as plaquetas que seriam doadas e devolvia o sangue novamente ao doador. Processo que levava uma hora e meia e apresentava alguns efeitos colaterais.

No aniversário de 20 anos do HEMOCS, o Rotary Clube Imigrante, de Caxias do Sul, presenteou a instituição com um novo aparelho para captar plaquetas, o que gerou uma significativa mudança no processo. Foi como trocar uma Brasília por uma BMW! Hoje a doação leva apenas 45 minutos porque as plaquetas são retiradas sem a necessidade de retornar o sangue ao doador, o que deixou muito mais dinâmico e sem o incômodo dos efeitos colaterais, explica.

Segundo Sidi, ele procura conciliar as idas a Caxias com a visita ao Hemocentro, para as doações, e exatamente por esta disciplina, acabou recebendo a homenagem, que contou com a presença do presidente e do governador do Rotary Clube e do secretário de saúde de Caxias do Sul.

Foi uma homenagem muito bonita e eu sinto que estou cumprindo uma missão, fazendo algo bom para as pessoas, conclui o solidário advogado que encontra, entre tantas atividades do cotidiano, tempo e vontade para fazer a diferença na vida de gente que ele nem conhece.

Fazer o bem sempre será uma escolha pessoal. Que o exemplo de Sidinei Bazzo contagie mais pessoas, principalmente neste período de férias em que ocorrem mais acidentes nas estradas. Sangue e plaquetas têm valor inestimável.  


…sinto que estou cumprindo uma missão, fazendo algo bom para as pessoas. 

_____________________________________________________________________________________

REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO

claudia@ofarroupilha.com.br