Há mais de um século promovendo solidariedade e ações humanitárias
Nesta quinta-feira, dia 23, o Rotary Internacional comemora 107 anos de fundação. Atualmente são mais de 32.400 Rotarys Clubs espalhados em 168 países
“Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Este é o lema de mais de um milhão de pessoas que, através de uma entidade que completou 107 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 23, promovem ações humanitárias nos quatro cantos do planeta.
Para falar a respeito desta data tão importante, ninguém melhor que os principais líderes da entidade em Farroupilha. Para Paulo Raota, Diretor de Relações Públicas do Rotary Nova Vicenza, e Cristiano Lamb, Presidente do Rotary Centro, a entidade possui fundamental importância, uma vez que proporciona contatos com profissionais de diversas áreas, permitindo a troca de vários conhecimentos e ideias bastante diversificados.
“Graças ao Rotary, faltam poucos países para que a poliomelite seja erradicada no mundo. Essa é uma das nossas bandeiras no mundo. O Rotary também defende a erradicação da fome, a promoção da paz mundial e a erradicação do analfabetismo. Aqui em Farroupilha temos a Campanha da Visão, para fornecer armações, lentes e consultas oftalmológicas para crianças carentes. Também ajudamos a Casa da Criança e a Casa Lar, e agora estamos elaborando uma campanha para arrecadar cobertores no inverno. Também vamos promover uma campanha no bairro Cinqüentenário, para ir até as escolas ensinar o espírito de liderança para as crianças. Me orgulho de fazer parte desta entidade em razão do lado social. É muito gratificante, não tem preço que pague”, afirma Paulo.
“É um orgulho fazer parte de uma entidade que permite ajudar as outras pessoas. Trabalhamos em cima de diversos projetos, especialmente com os jovens, que são o futuro das gerações. É diferente de ajudar num semáforo por exemplo. Você se sente bem em ver que algo está dando certo aqui na frente por causa de alguma coisa que você fez lá atrás”, explica Cristiano.
O Presidente também aproveita para destacar os principais projetos do Rotary Centro na cidade. “Temos o banco ortopédico, onde 400 itens são emprestados para a comunidade sem custo algum. Este ano vamos promover o 1º Bingo Beneficente da AMAFA (nos anos anteriores era para a APAE). Promovemos também Teatro e Coral em parceria com a Tramontina, além da Campanha de Vacinação. Também em parceria com a Tramontina, o Poder Público e diversas empresas privadas da cidade, estamos com um projeto em andamento para construir uma nova sede para a AMAFA”.