Inaugurada nova sede do Foro de Farroupilha
Na Comarca,
tramitam
17 mil processos
A nova sede do Foro da Comarca de Farroupilha foi inaugurado no dia 26 de janeiro com a presença de autoridades locais e do poder judiciário estadual. Com 4 mil metros quadrados, a nova edificação tem seis pavimentos, atende às demandas de segurança e dispõe de características sustentáveis e acessibilidade. Na Comarca, tramitam 17 mil processos. Demanda significativa, para a qual precisávamos dar uma resposta, afirmou o Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.
De acordo com o magistrado, as melhorias resultarão em melhor prestação de serviços jurisdicionais à comunidade local: Um Foro pensado para atender a Comarca por longos anos. Um Foro que Farroupilha necessitava e merecia.
No seu discurso durante a inauguração, o Desembargador lembrou da proposta do Executivo que previa alterar a forma de repasse do duodécimo aos Poderes, o que não foi aprovado pelo Parlamento. Isso implicaria no corte de 15% do nosso orçamento. Significaria não nomearmos nenhum Juiz, servidor, estagiário, dispensarmos todo o serviço terceirizado e paralisarmos todas as obras. Felizmente, a Assembleia Legislativa rejeitou a proposta, afirmou. Com isso e com o incremento da nossa arrecadação própria, em 2017, nomeamos Juízes, 665 servidores e 500 estagiários para o 1° grau. Não iniciamos obras, mas mantivemos as que estavam em andamento, acrescentou.
Apesar das crises financeiras que atingem o país e o mundo, o Presidente considera a importância das iniciativas pontuais: Se cada um fizer a sua parte com a maior dedicação possível, viveremos melhor e, principalmente, a comunidade que depende dos nossos serviços.
A Juíza Diretora do Foro, Maria Cristina Rech, agradeceu a Administração pela obra que, para ela, visa ao social para melhor atender partes e Advogados. Afirmou que com certeza, significa a importância do Judiciário para a cidade. Destacou ainda as características sustentáveis e acessíveis do prédio.
Prestigiaram a cerimônia o Prefeito em exercício Pedro Pedroso; o Presidente Câmara Municipal Thiago Brunet; a Promotora de Justiça Jeanine Mocelin; o Defensor Público João Teixeira Matias; a Procuradora do Estado Lisiane Negruni; o Juiz-Corregedor José Pedro de OliveiraEckert; o Presidente OAB de Farroupilha Rafael Portolan; o Juiz Clóvis Mattana Ramos, representando a AJURIS; o Juiz de Direito Mário Romano Maggioni; a Comandante da Brigada Militar local, Tenente-Coronel Cristine Rasbold; Delegados Paulo Rosa e Rodrigo Morale; Comandante dos Bombeiros de Farroupilha, Tenente Ailton Bohn e Tenente Marcelo Stassak; e Comandante do Grupamento Rodoviário da BM.
A cerimônia foi realizada no Salão do Júri e reuniu dezenas de autoridades locais, servidores e imprensa.