Informação levada a sério
Ontem eles produziam a notícia, hoje eles são a notícia. Estes alunos da Escola Nova Sardenha estampam esta página, pois são os criadores de dois jornais murais da escola onde mobilizam toda a comunidade escolar

No dia 14 de setembro do ano passado, nascia a ideia de expandir os horizontes da comunicação para os alunos da Escola Nova Sardenha. Em visita a redação do jornal O Farroupilha, eles puderam aprender um pouco mais de como se fazer um jornal e estimulados com a ideia, resolveram criar o veículo próprio da escola.
O jornal mural ‘Fala Nova’ abriu as portas do imaginário para os alunos da turma 701 e trouxe muitos resultados. A iniciativa veio da aluna Manuela Veber, pois segundo ela, a comunidade escolar precisava saber o que os alunos faziam e conhecer os seus trabalhos.
Em proporção inesperada, a mídia da escola tomou o gosto dos alunos e no ano seguinte, ganhou até jornal concorrente. A turma 702 criou o jornal mural ‘Pegada’, onde novas ideias são disputadas entre as turmas.
Uma competição saudável, explica a professora de Português Letícia Rigatti Dalcin, empolgada tanto quanto os alunos, ao ver o resultado atingido com o projeto. Além deste, Letícia explica que a escola trabalha todos os anos com diferentes projetos para cada turma e outros dois que segundo ela, merecem destaque: o projeto ‘Memória’ e o ‘Lendas Rurais’, que retratam histórias locais segundo opinião dos estudantes. Por estes projetos, professores de outras áreas envolveram-se com os trabalhos, como o professor Nelson Dagnese, de informática e a professora Micheline Zeni, de Artes.
Confira mais detalhes da entrevista na edição impressa do JF desta sexta-feira.