Jair Bolsonaro e Eduardo Leite tomam posse no dia 1º de janeiro

Presidente e governador do Rio Grande do Sul eleitos em outubro assumem seus cargos em cerimônias durante a tarde

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tomam posse de seus cargos na próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2019. As cerimônias, em Brasília (DF) para Bolsonaro e Porto Alegre para Leite, estão marcadas para a tarde

Jair Bolsonaro tomará posse em sessão solene marcada para as 15 horas no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão solene será conduzida pelo senador Eunício Oliveira, presidente do Congresso Nacional. Por volta das 16 horas, após a execução do Hino Nacional, Bolsonaro e o vice-presidente eleito Hamilton Mourão (PRTB) farão o juramento de compromisso constitucional e assinarão o termo de posse. Encerrada a sessão, o presidente da República, já empossado, desce a rampa do Palácio do Congresso Nacional e, como comandante-chefe das Forças Armadas, passará em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sendo ainda homenageado com uma salva de 21 tiros de canhão, informa a assessoria do Senado.

Depois disso, o presidente Jair Bolsonaro, já empossado, seguirá para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial do atual presidente da República, Michel Temer (MDB). A seguir, Bolsonaro fará seu primeiro discurso à nação como presidente da República. Por fim, dará posse aos ministros. Um coquetel com a presença de 2,5 mil convidados, no início da noite, encerrará a programação.

Transmissão do governo do Estado acontecerá no final da tarde

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também tomará posse durante a tarde de quarta-feira, dia 1º de janeiro, em Porto Alegre. Primeiramente, participará, junto com o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), da Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse do Govenador e Vice-Governador do Estado, marcada para as 16 horas, no plenário da Assembleia Legislativa. Depois, às 17 horas, o atual governador do Estado, José Ivo Sartori (MDB), transmitirá o cargo a Leite em cerimônia no Palácio Piratini. Em seguida, o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Júnior assumirá o cargo em substituição ao atual vice-governador José Paulo Cairoli (PSD). 

Eduardo Leite anuncia Arita Bergmann para a Saúde

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou na quinta-feira, dia 27 de dezembro, o nome da futura secretária estadual da Saúde. Arita Bergmann, assistente social, ex-secretária municipal de Saúde de Pelotas durante o período em que Leite foi o prefeito do município, e ex-secretária estadual da Saúde do governo Yeda Crusius (PSDB) foi a escolhida do futuro governador para a pasta. O futura secretária estadual se junta aos outros 19 nomes já anunciados nas últimas semanas por Eduardo Leite para o primeiro escalão do governo.
Neste momento tão sensível que vive a saúde do nosso Estado, eu tenho segurança que estaremos muito bem atendidos por alguém que tem conhecimento técnico, força e disposição para liderar essa área, disse Leite, durante o anúncio, sobre Arita Bergmann.

A nova secretária considerou grandioso o desafio de coordenar a pasta da Saúde e agradeceu o convite. É um imenso desafio. Esse governo foi eleito para inovar, fazer a diferença. E fazer políticas públicas que cheguem até a casa dos cidadãos, declarou Arita Bergmann.

Seis pastas ainda não têm titulares

Com o anúncio, de quinta-feira, restaram ainda seis secretarias estaduais sem titulares até o fechamento desta edição. O governador eleito Eduardo Leite ainda deverá anunciar os nomes que coordenarão as pastas de Educação; Obras e Habitação; Trabalho e Assitência Social; Administração Penitenciária; Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Articulação e Apoio aos Municípios. Durante o anúncio de quinta-feira, Leite garantiu que todos os nomes seriam anunciados ainda em 2018, mas destacou que é preciso observar critérios técnicos e políticos para compor o secretariado.

Secretária é indicação do MDB

Arita Bergmann é indicação do MDB para compor o governo estadual como secretária da Saúde. Eduardo Leite foi eleito com uma chapa composta por PSDB, PTB, PRB, PPS, PHS, REDE e PP. Depois disso, MDB e PSB já anunciaram adesão ao novo governo. Após a composição do secretariado, o segundo e o terceiro escalão do governo estadual deverão ser anunciados. A expectativa entre as lideranças políticas de Farroupilha é de que nomes da região possam passar a integrar o governo nestes anúncios, que devem ocorrer nas primeiras semanas de 2019, já com Eduardo Leite empossado governador. 

Integrantes do primeiro escalão do governo estadual já anunciados 
Secretaria Estadual da Casa Civil – Otomar Vivian
Secretaria Estadual da Saúde – Arita Bergmann
Secretaria Estadual da Segurança Pública – Ranolfo Vieira Junior
Secretaria Estadual da Fazenda – Marco Aurelio Cardoso
Secretaria Estadual de Logística e Transportes – Juvir Costella
Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia – Luis da Cunha Lamb
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Covatti Filho
Secretaria Estadual do Esporte e Lazer – João Derly
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura – Artur Lemos
Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – Catarina Paladini
Secretaria Estadual da Cultura – Beatriz Araújo
Secretaria Estadual de Comunicação – Tânia Moreira
Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica – Claudio Gastal
Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão – Leany Lemos
Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais – Ana Amélia Lemos
Procuradoria-Geral do Estado – Eduardo Cunha da Costa
Casa Militar – Julio César Rocha Lopes

____________________________________________________________________________________________
ESPECIAL POR
Eduardo kopp
eduardokopp@gmail.com