Jantar-baile pelos 83 anos
Clube Santa Rita, tradicional clube da cidade, completa 83 anos de fundação e a festa acontece sábado
Neste sábado, dia 28, um dos mais tradicionais clubes sociais da região completa 83 anos. Como acontece todos os anos, a data é comemorada com um jantar-baile, evento que integra associados, convidados e participantes em geral. Além do jantar, que inicia às 21h, será servido vinho, cerveja e refri à vontade. Após, inicia o baile animado pelo Musical Clave de Sol, de Santa Cruz do Sul.
Há exatamente 83 anos atrás (28 de maio de 1928), na residência de Antonio Feltrin, no hoje bairro Nova Vicenza, foi fundado o Centro Cívico e Cultural Santa Rita. A finalidade, segundo a ata de fundação, era de promover a dança e jogos de futebol. Na época, a sociedade chamava-se Esporte Clube Santa Rita, sendo o seu primeiro presidente Jacinto Feltrin.
Sua primeira sede, um salão de 9x18m, já na presidência de Abramo Feltrin, serviu para a realização de bailes e demais atividades festivas da associação. O quadro social não passava de 30 membros. O primeiro time de futebol foi liderado por Adolfo Riva, e posteriormente também surgiu o time para o jogo de bocha.
A segunda sede menos improsada, foi inaugurada em 1937, em um terreno na localidade de Linha Julieta, recebendo o nome de Grêmio Esportivo Santa Rita, sendo obtidas importantes vitórias nas duas modalidades de esportes nas quais o clube participava. Sob a presidência de Itacir Feltrin, no inicio da década de 60, inaugurou-se a praça de esportes. Em 1967, o nome foi novamente alterado para Centro Cívico e Cultural Santa Rita, denominação que persiste até os dias de hoje.
Em 1978, aniversário de 50 anos do clube, aconteceu a escolha da rainha do Jubileu, vencendo Dorni Maria Tonin, filha de um dos fundadores do clube e eleita por votação entre os membros da diretoria, sendo na época presidente Jandir Luciano Azevedo da Silva. Após as festividades de comemoração dos 50 anos da entidade, as atenções voltaram-se para a ampliação do prédio. Desde 1985, o clube conta também com uma sede campestre em uma área de 13,5 hectares, localizado na Linha Vicentina.
Em 2008, o clube Santa Rita comemorou 80 anos de relação com a comunidade, evoluindo e fazendo história, uma interatividade que marca época para cada um que passa em seu tempo.
Atualmente, ele é presidido por Enio Chies, tendo ainda no quadro principal Airton Zanco (vice-presidente), Jorge André Gasparin (1º tesoureiro), Airton Jorge Canzan (2º tesoureiro), Gilmar Gasperin (1º secretário), Ana Zilda Theodoro e Sirlei Vitória Cirino (como segundas secretárias). O clube tem como principais promoções: Folia de Carnaval, Jantar Premiado, Torneio de Futebol Society, Jantar de Aniversário, Festa de São João, Farra da Bola, Campestre Chopp, entre outras.
Para participar, o ingresso custa R$100 para o casal/sócio e R$120 para não sócio (incluindo jantar, baile e bebidas).