Júlio, quase pronta para ser o cenário de novas histórias

A rua Júlio de Castilhos, palco histórico de conquistas e prosperidade em diferentes décadas da nossa história, volta a ser o cenário de importantes transformações que modernizam o local e ao mesmo tempo resgatam os bons e inspiradores tempos de passeios, conversas e convivência. No projeto de revitalização e modernização da rua foram instalados, esta semana, os primeiros parklets.

Começa a instalação de parklets na Rua
Júlio de CastilhosComeçou na manhã desta quarta-feira, 2, a instalação dos parklets na Rua Júlio de Castilhos, no trecho entre as Ruas Coronel Pena de Moraes e Independência.
Parklets são praças, no tamanho de um módulo de estacionamento. Serão instalados dois conjuntos de cinco unidades, uma em cada quadra, contemplado mesas, bancos, pergolados, lixeiras, floreiras, iluminação e bicicletário. O Parklet proporciona o maior uso de pedestres e qualificação do local e, como consequência, o aumento nas vendas das lojas, já comprovado em pesquisas realizadas em locais onde já foram implantados.

Verba
O recurso para a aquisição dos parklets, no valor de R$ 237,8 mil, é de emenda parlamentar do Deputado Federal Pepe Vargas (PT), através do Ministério do Turismo.
O projeto de Revitalização e Modernização da Rua Júlio de Castilhos vai proporcionar melhor mobilidade, acessibilidade, convivência das pessoas e aproveitamento da área central da cidade pela população em geral, garantindo um local mais aconchegante, moderno e seguro.

Carros
O calçadão da Júlio de Castilhos não será fechado para trânsito, mas entre as Ruas Coronel Pena de Moraes e Independência, a rua está sendo nivelada na altura do meio fio das calçadas, dando impressão de alargamento do passeio.
Na quadra entre as Ruas Independência e 13 de Maio, a proposta do alargamento da calçada busca a preservação do perfil existente do calçadão.

Pedestres e deficientes
Além disso, já estão sendo realizadas as obras de acessibilidade dos pedestres e deficientes físicos, com a construção de rampas nas calçadas, aprimoramento de faixas de pedestres, barreiras nas esquinas para direcionar os pedestres às faixas de segurança, instalação de piso tátil, entre outros, como floreiras e troca de calçada.