Lojas Colombo: novo ciclo, nova marca

Neste primeiro ano de ausência de Adelino Colombo, o presidente Eduardo Colombo segue mantendo acesa a chama dos valores e princípios criados pelo avô, empregando as mudanças necessárias, segundo sua visão, e dando continuidade ao sonho no qual tantos outros foram e são realizados

Sabe aquela história lúdica que contamos para as crianças sobre alguém que amamos virar uma estrela no céu? Pois ela continua sendo contada e a servir de inspiração. Foi assim que Eduardo Colombo, o atual presidente da Lojas Colombo, explicou o falecimento do avô Adelino ao filho Pedro, de 5 anos, que agora sempre aponta a mesma estrela no céu, dizendo ser o bisavô. “Adelino Colombo é imortal, sempre vai existir, por isso fizemos uma mudança em nossa marca, que agora leva uma estrela ascendente representando seu fundador”, explica.
Em 15 de outubro faz um ano de seu falecimento e neste primeiro ano de ausência do senhor Adelino na empresa que tanto amou, o desejo dele acerca do constante crescimento dos negócios vai se cumprindo pela gestão de Eduardo.
Uma gestão que preza pelo equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo os valores e princípios de seu fundador. “Nos últimos anos ele fez uma estruturação de uma sucessão bem construída e sólida, com algumas diretrizes já estabelecidas, o que facilita nosso caminhar. Nossos valores são inegociáveis porque nos trouxeram até aqui, mas isso não significa que não haja mudanças administrativas e corporativas, afinal uma empresa é um ser vivo”, admite Eduardo.
Este novo ciclo da Lojas Colombo, pautado nos ensinamentos deixados pelo senhor Adelino, já mostra resultados, como a revitalização de 61 lojas, já com a mudança da marca e a predominância da cor azul – incluindo a Loja 1, de Farroupilha, que breve fará um evento para apresentar a nova ambientação ao público – a abertura de 16 lojas em cidades menores espalhadas nos três estados da região sul e o andamento da abertura de mais 19 lojas ainda em 2022.
“Também estamos com uma diretoria executiva extremamente especializada, que desenvolve em conjunto os planejamentos da empresa. Esta talvez seja a maior mudança que tenhamos feito neste primeiro ano: a nova forma de governança corporativa”, analisa o presidente.
Segundo ele, o senhor Adelino ensinou a sempre tomar ações com seriedade e pés no chão, mesmo em anos como este, em que “há um desequilíbrio entre os mercados, trazido pela pandemia”. “Com a pandemia, houve mais investimentos dentro de casa, para mais conforto, e hoje as pessoas querem sair mais de casa, o que gera este desequilíbrio na gangorra, mas o mercado vai voltar à atividade normal. Tenho um otimismo acima da média, acredito no país, nos nossos mais de 4 mil colaboradores e tenho certeza que vamos crescer ainda mais porque quero continuar este legado. Agora é comigo”, afirma convicto sobre a coragem necessária para as decisões que visam a saúde da empresa que está gerindo.

Eduardo Colombo com parte da equipe de profissionais da loja de Farroupilha: Natascha Corrêa; Bryan André Ostrowski; Andréa Regina Soprana e Andriele Soares Dias. FOTO: Divulgação/Lojas Colombo

Alinhamento
Sempre com o olhar no futuro, a Lojas Colombo já realizou uma convenção para as equipes de lojas para alinhar as estratégias de fim de ano e para 2023 e os funcionários do Centro Administrativo se reuniram, no feriado de 12/10, exatamente com o mesmo objetivo.
Esta estratégia de deixar claro para todos o que é importante soma-se à valorização do equilíbrio entre lojas físicas e e-commerce e além disso, a economia da cidade está sendo movimentada com a geração de empregos que a volta da operação do depósito traz.
“Não temos medo de trabalhar porque sabemos que ninguém vence na vida sem sacrifício e sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos empenhados porque através do sonho do senhor Adelino, muitos outros sonhos foram realizados”, diz o presidente.
Um ano repleto de ações, bem ao ritmo habitual da Lojas Colombo, e ainda não acabou. O primeiro de muitos que virão sob o comando de Eduardo Colombo. “Nós temos uma missão: entregar ainda melhor, no futuro, a empresa que nós, quatro mil colaboradores, recebemos! Por aqui trabalhamos para ser melhor que nós mesmos, só assim conseguimos nos diferenciar e gerar uma sustentabilidade que nos garanta a permanência no mercado. Estamos atentos às inovações, mas sem jamais deixar de fazer o básico bem feito, que é o que funciona. Este é um dos valores estabelecidos lá no começo: uma empresa de um fundador humilde, que fez, através da sua simplicidade, as coisas básicas bem-feitas”, conclui o sucessor de um dos maiores empresários que o país conheceu.
Domingo, às 10h da manhã, na igreja matriz, uma missa será celebrada em homenagem ao senhor Adelino Colombo.

FOTO: Divulgação/Lojas Colombo
Convenção realizada com profissionais do centro administrativo, em 12 de outubro. FOTO: Divulgação/Lojas Colombo

2022

  • Mudança da marca
  • 61 lojas revitalizadas
  • Abertura de 16 lojas na região sul
  • Andamento da abertura de 19 lojas
  • Nova forma de governança corporativa
  • Logística e TI reestruturadas
  • Volta da operação do depósito em Farroupilha

REPORTAGEM: Claudia Iembo