Mais água para consumir e menos água para oferecer

O nível da barragem do Burati ainda continua abaixo do normal. A Corsan descarta o racionamento, mas orienta para que se evite o desperdício

Tatiane De Bastiani

Apesar de ter chovido bastante e com isso, amenizado muito o problema de falta de água nas barragens da Corsan, a barragem principal, a da linha Burati, que abastece 70% de todo o município, continua com 60 centímetros abaixo do nível normal de água. A previsão de normalização do nível de água é somente para o inverno.
Outra barragem é a da linha Julieta, que abastece 30% do município, mas esta segundo Enio Ferraresi, chefe da unidade da Corsan de Farroupilha, está em condições normais. O risco de racionamento também está descartado, segundo Enio, pois a situação já vem se normalizando.

No período de estiagem, que durou de novembro do ano passado até janeiro deste ano, a água chegou a baixar 10 cm por semana, o que levou a um total de 1 metro e 10 cm abaixo do normal. O consumo do verão chega a ser de 30% a mais que no inverno tendo o pico de consumo aos sábados, quando chega a marca de 13 milhões de litros.
Quanto mais as pessoas diminuírem o consumo, melhor para elas, analisa Enio. As duas barragens distribuem cerca de 13 milhões de litros por dia em todo o município.

No verão, também é comum as pessoas se queixarem de mau cheiro na água. Este aspecto se dá pelo fato do odor que as algas liberam no calor. Para evitar este cheiro, carvão ativado é aplicado na água, o que não impede e nem diminui a qualidade de consumo.

Outros dois componentes que sempre são aplicados na água é o flúor e o cloro. O flúor serve para a prevenção de cáries e o cloro para manter a água desinfetada. A cada mês, são feitas cerca de 58 coletas de água para análises em diferentes pontos do município.

Segundo Enio, não há nenhuma lei que atente ao consumo devido da água. Cabe a cada pessoa, ter bom censo e consciência, pensando não apenas em sim, mas no todo e assim, evitar o desperdício. 

Dicas para economizar água 

– Banho: tome banhos de no máximo 15 minutos, isso além de economizar água, economiza energia;
– Escovar os dentes: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes;
– Torneira: esquecer a torneira aberta desperdiça de 12 a 20 litros de água por minuto e esquecê-la pingando, desperdiça até 46 litros por dia;
– Descarga: a cada aperto dado na descarga, são usados cerca de 20 litros de água. Aperte apenas pelo tempo necessário;
 – Lavar louça: primeiro ensaboe e depois enxágue tudo, de uma só vez;
– Lavar o carro: com mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Lave seu carro usando baldes de águas;
– Lavar calçadas: não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue água por baldes;
– Regar plantas: Você pode guardar a água da chuva para regar as plantas e de preferência de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia