Mais de duzentos rótulos avaliados na Seleção

Recorde de 208 amostras foi degustado nos dias 21 e 22 de setembro; revelação dos resultados do concurso será no dia 4 de novembro

Os 208 vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos na 17ª Seleção de Vinhos de Farroupilha – registrando recorde de produtos participantes no concurso -, passaram por análise sensorial nos dias 21 e 22 de setembro. A avaliação dos produtos foi feita por grupo de 25 degustadores, composto por enólogos, sommeliers, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Salão da Comunidade de Santos Anjos, quarto distrito de Farroupilha, no turno da manhã.
Entre os avaliadores é unânime a percepção de uma evolução contínua nos produtos participantes. O diretor da entidade, Ricardo Chesini, que integra o grupo de degustadores confirma. “É nítida a melhoria de qualidade dos produtos ao longo dos concursos, principalmente neste ano em que tivemos recorde de amostras e uma safra espetacular”, destaca.
A enóloga Silvia Tiburski também corrobora sobre esse aspecto. “Havia participado da degustação de Farroupilha há três anos e neste retorno me surpreendi positivamente com o salto evolutivo apresentado nas taças. Saliento o alto nível dos produtos derivados da uva moscato e também a qualidade acentuada dos tintos finos e sucos de uva”, comenta.
As amostras foram inscritas por treze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tintos e brancos; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha – ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.
Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras avaliadas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium – ao vinho fino seco tranquilo moscato e ao espumante moscatel que atingem a maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas da variedade moscato no país.
O cerimonial de revelação dos vencedores será no dia 4 de novembro, seguido de jantar-baile, no Salão da Comunidade de Santos Anjos.
A promoção da 17ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Patrocinam o evento: Agrovitti, Amazon Group e TuttoVino, Basf, BiotecSul, DHC Embalagens, Ever, Facchin, Luvison, Malbec, MA Silva Brasil, Rossi Arquitetura Enológica, Sicredi, Tramontina, Vêneto e Provin, Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

FOTO: Marciele Scarton