Manifestação pede melhorias da RSC 453
Manifestantes protestaram pedindo uma solução rápida para o polêmico trevo

Na tarde da última quinta, dia 12, manifestantes participaram de uma mobilização no trevo da Avenida Santa Rita, acesso ao bairro Nova Vicenza, pedindo uma solução para melhorar o trânsito da RSC 453. Uma pista no sentido Farroupilha-Bento e uma no sentido contrário foram trancadas. Cerca de 100 manifestantes estiveram presentes, público muito abaixo dos 500 esperados. Dois carros batidos no trajeto, um boneco pedindo melhorias e faixas de protesto chamavam a atenção de quem passava.
O motivo da paralisação é uma tentativa para chamar a atenção do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.
O vereador Josué Paese Filho, o Kiko Paese (PP), que foi presidente da Comissão de Obras em 2010 e hoje é vice-presidente, é um dos responsáveis por organizar o manifesto. Ele explica que o objetivo foi de mostrar a indignação com a situação do trevo e pedir uma solução o mais breve possível. “A obra mais barata hoje seria uma sinaleira. Pode ser provisória, mas é necessária”.
Kiko disse que esperava maior presença de público. “As assinaturas alavancaram o assunto. A população não entendeu bem a mensagem. Na próxima semana o pessoal do DAER vem para Farroupilha. Esperamos que eles venham para começar a fazer a análise”.
Acreditando que não só o bairro Nova Vicenza, mas toda cidade está prejudicada, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Vicenza (AMBANOVI), Luis Carlos Sonaglio, estimava a presença de pelo menos 500 pessoas no manifesto. Sonaglio disse que não pretende mais participar do grupo que pede melhorias para o trevo. Segundo o presidente, o público foi muito abaixo do esperado. “Fazer uma manifestação, com toda a divulgação que teve, para ter 70, 80 pessoas? Com todos esses problemas e a população não participa”. O presidente da associação ressaltou que a intenção foi fazer em um dia da semana devido ao grande movimento do horário. “Se fosse feito em um final de semana, não teria ninguém”.
Sonaglio explica que o morador do bairro Nova Vicenza tem opções para sair e o prejudicado acaba sendo quem vem de fora.
Um abaixo-assinado com 10.271 assinaturas foi entregue ao secretário de Infraestrutura do Estado, Beto Albuquerque, no dia 22 de novembro de 2011, em reunião-jantar da CICS. Na oportunidade, o dono da pasta prometeu uma resposta até o dia 5 de dezembro, o que não ocorreu.
Foram entregues papéis para os motoristas com e-mails da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do responsável pela pasta, Beto Albuquerque. O objetivo é que eles utilizem os endereços eletrônicos para reivindicar.