Mãos dadas rumo aos próximos 30 anos

Ontem, 14 de julho, teve torta para os 243 funcionários da Biamar, que está de aniversário.  Na trajetória dos fundadores

Ontem, 14 de julho, teve torta para os 243 funcionários da Biamar, que está de aniversário. 
Na trajetória dos fundadores e suas famílias, a vivência dos valores humanos que possuem

Você certamente já ouviu que a família é o bem mais precioso de um homem. Por ela somos capazes de tudo. É o estímulo diário para o nosso trabalho, para as nossas ações. Agora pense nos integrantes deste tesouro de mãos dadas, todos unidos em um único objetivo profissional. Esta é a realidade de uma empresa que construiu uma marca de sucesso nacional e que completa 30 anos, a Biamar.
Legados como este, iniciado pelos irmãos Itacir Ari Marmentini e Devilda Marmentini Biazoli, o Ita e a Vite, como são chamados, não encerram grandes segredos, além de amor, determinação e trabalho, muito trabalho.
Bia, de Biazoli, e Mar, de Marmentini. Uma marca nascida da força da família. Começou com os irmãos, ganhou o apoio do marido de Vite, Segundo Biazoli, e hoje é uma empresa que emprega 243 colaboradores diretamente e atende a 10 mil clientes cadastrados! Tudo com muita organização, com valorização à tecnologia e à pesquisa.
Atingir tal patamar requer dedicação. A jornada começa às 4h da manhã para o atendimento aos clientes, que viajam toda a noite para adquirem produtos feitos pela equipe de colaboradores, fator que garante trabalho à empresa o ano todo.
A disposição ao trabalho, herdaram dos pais Jandir e Maria, agricultores acostumados à lida na roça. A mãe saiu da empresa há pouco tempo, mas continua ao lado dos filhos. Ita e Vite ainda têm outro irmão, Valdoir, caminhoneiro. Nossos pais são nosso grande espelho. Eles nos mostraram o caminho, nos ensinaram muito. Ainda somos uma família que se ajuda muito e conseguimos semear em nossos filhos o que eles plantaram em nós, complementa o empresário.
Os filhos de Vite e Segundo – Silvia, Luciano e Suélen – foram cedo para a empresa e hoje cada um tem seu papel: Sílvia está ao lado do pai na área de Contabilidade e Administração, assessora diretamente o tio Ita; Luciano coordena toda a parte fabril e a caçula Suélen está em pesquisa e Marketing e em produção de moda, ao lado da mãe.
A esposa de Ita, Sônia, responde pelo Comercial e pelo Marketing e os filhos Pedro Henrique, estudante de Engenharia Civil e João Victor, de 15 anos, por enquanto não estão dentro da Biamar. As peças vão se juntando, um talento completa o outro, enxerga Itacir.
Todos estão remando ao mesmo tempo e na mesma direção. Raro de se ver. Sempre me perguntam qual o segredo para trabalhar em família e minha resposta é: saber perdoar, entrega Vite.

Resultado
Soma-se ao trabalho constante a visão otimista e audaciosa. Nestes 30 anos sempre tivemos os pés no chão e tomamos decisões acertadas. Com cautela, sempre investimos. Tanto é que este será o melhor ano destes últimos 30, com marco de crescimento, porque acreditamos em nossa marca e sabemos da importância da continuidade dos investimentos, mesmo em épocas de crise, assegura Itacir.
A estratégia tem dado certo, pois a empresa que começou no porão da casa de Vite, em um espaço de 30 m2, progrediu até chegar aqui, em uma área de 7.500m2. Vem mais por aí. Imagine que lá no começo invadimos a casa da Vite com a confecção. A garagem virou sala de costura, a cozinha, expedição e um quarto, escritório; enfim, tudo muito difícil porque no início não havia dinheiro. Em 1989, o Segundo vendeu seu caminhão para comprarmos uma máquina de tecer, juntou-se à sociedade e nos fortificamos mais, conta Ita, relembrando o nascimento da Biamar, em 1986, com abrigos e tip-tops de plush, costurados pelas habilidosas mãos da irmã.
O empresário também lembra que para haver resultados, é importante desenvolver produtos de qualidade. O produto que você faz tem que ser o melhor e para isso é preciso investir recursos, treinamento e atenção em cada detalhe. Desde o começo temos este princípio, afirma.
As peças da Biamar possuem um RFDI que grava informações relativas ao produto, desde a matéria-prima que o compõe, passando por todos os processos produtivos, até quem o comprou.

Simplicidade
A experiência para gerenciar sua empresa, Itacir adquiriu nas funções que desempenhou antes da Biamar. Foi o primeiro funcionário na Jocar, de calçados, depois foi para fábrica da Dorigon, carregar sofá e posteriormente para o escritório, daí passou em concurso para banco, onde trabalhou por cinco anos até dedicar-se à empresa que tem hoje.
Vite sonhava em ser uma boa costureira. Aprendeu o ofício, fez o próprio enxoval, vestia suas crianças com suas próprias criações. Especializou-se.
As origens humildes, de muito trabalho, fizeram com que os irmãos mantivessem a simplicidade como hábito. Este é um grande diferencial dos fundadores da Biamar. Status, coluna social não existe para nós. Estamos sempre no atendimento, ajudando, coordenando, no que for preciso. A Vite está sempre às voltas com seu crivo em cada peça e, com seu jeito incansável, coloca-se à disposição para ajudar e colaborar em qualquer tarefa. Somos assim e o público gosta de nós assim, diz Itacir.

Grupo
Fazem parte da Biamar mais duas marcas de programação: aBenção e Black Pool, vendidas pelos representantes mediante pedido dos clientes.
Os empresários também passaram a investir em outros segmentos como a B&M Imóveis e Incorporadora Ltda. e o Stadium Futebol Society.
Os planos de crescimento continuam. Vamos ampliar significativamente a Biamar, com a construção de um prédio para abrigar toda a parte de comercialização do nosso produto e atendimento aos clientes. Uma área de 11 mil m2! Possivelmente para 2018, antecipa Itacir.
Empresa bem construída, marca consolidada como uma das principais do ramo de malharia no país. Resultado de 30 anos de trabalho e este é apenas o início da trajetória que continuará com os descendentes destes empresários que acreditam, verdadeiramente, que a força vem da família. Olhando para a Biamar, ninguém ousa duvidar.

REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO