Maria Anselmi compartilha sua experiência no Fórum Mulher Empreendedora

Empresária de Farroupilha participa da programação que ocorre dia 28 de novembro, em Gramado

A partir da habilidade e da paixão pela costura, Maria Anselmi percebeu que poderia ir além. E investiu na criação da sua confecção. Hoje, CEO da Malharia Anselmi, ela lidera 700 pessoas em Farroupilha, na Serra Gaúcha. “No início, era apenas um meio de sustento para a minha família, mas a vontade de oferecer algo a mais, de criar peças que tivessem qualidade e estilo, me motivou a transformar esse trabalho em um negócio”, conta a empresária.

Maria Anselmi é uma das palestrantes no 5º Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG), dia 28 de novembro, em Gramado. Ao lado dela, o FMEG tem 25 os nomes de painelistas em sua quinta edição, como Ali Klemt, Ana Helena Pamplona, Betty Cirne-Lima, Cintia Seben, Comandante Nádia, Cristina Mioranza, Crys Calero, Daiana Arnold e Roberta Arnold, Elis Gheno Zilli, Gisele Ferreira, Graziele de Camargo e Dandara Maria Peres, Júlia Tavares, Leila Schuster, Lisiane Russo, Manoela Moschem, Mari Toson, Marta Rossi, Marta Suplicy, Patrícia Alba, Rosie Roden, Tatiana Monteiro de Barros e Teo Foresti Girardi.

Importante

  • A programação inicia às 8h30min, na Caza Wilfrido (Estrada da Tapera Italiana, 2.300, Linha Tapera).
  • As inscrições para a quinta edição do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla, com valores a partir de R$ 277,00.
  • Mais informações e detalhes da programação pode ser obtidos pelo Instagram.

Trajetória

A trajetória de empreendedorismo de Maria Anselmi destaca o protagonismo feminino no meio empresaria. Em entrevista, ela antecipa alguns dos tópicos que abordará no FMEG:

O que te motivou a começar?

Maria Anselmi: O maior estímulo foi perceber que havia espaço para crescer e impactar positivamente as vidas das pessoas ao meu redor, criando oportunidade e valorizando a mão de obra local.

Hoje você lidera quantas pessoas na Anselmi?

Maria Anselmi: Hoje, temos uma equipe que ultrapassa 700 pessoas na Anselmi, muitas delas mulheres.

E o que você costuma passar às mulheres que atuam na empresa no dia a dia?

O que eu procuro passar diariamente é o valor do trabalho em equipe, da resiliência e da coragem para enfrentar desafios. Gosto de reforçar a importância de cada uma no processo, mostrando que, juntas, somos capazes de criar algo incrível. Também procuro incentivar a independência e a confiança, para que elas acreditem no seu potencial.

Quais as maiores dificuldades para uma mulher empreender no Rio Grande do Sul, e especialmente na Serra?

Maria Anselmi: Empreender como mulher já é um desafio em qualquer lugar, mas na Serra Gaúcha enfrentamos um ambiente que pode ser mais tradicional e conservador em alguns aspectos. Além disso, equilibrar a vida profissional e pessoal é um desafio constante, principalmente em uma região onde as expectativas familiares muitas vezes recaem mais sobre as mulheres.

Que conselho você daria para aquela mulher que está pensando ou dando os primeiros passos no empreendedorismo?

Maria Anselmi: Tenha coragem e confiança em si mesma. O início pode ser difícil, mas acredite na sua visão e esteja disposta a aprender com cada etapa. Busque conhecimento, estabeleça uma rede de apoio e não tenha medo de pedir ajuda. Além disso, não se compare aos outros; cada jornada é única. Seja resiliente, mas também flexível para ajustar seus planos quando necessário. E, acima de tudo, mantenha o propósito claro: saber por que você está empreendendo fará toda a diferença nos momentos difíceis.

Serviço:

  • O que: Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha
  • Quando: 28 de novembro de 2024, das 8h30 às 18h30
  • Onde: Caza Wilfrido (Estrada da Tapera Italiana, 2300, Linha Tapera), em Gramado, RS
  • Inscrições: No link