Momento para agradecer

112ª Romaria Votiva reuniu mais de 4 mil pessoas em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, durante um dia inteiro de agradecimentos, com missas e procissão

Fé, devoção, agradecimentos e esperança. A 112ª Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu mais de 4 mil pessoas e 300 tratores, segundo estimativas da Brigada Militar.

Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, os devotos, em sua maioria agricultores de diversas localidades do município, se reúnem em frente ao Santuário, num momento que conta com muita fé, orações e agradecimentos.

Neste ano não foi diferente. E nem o sol forte afastou os fiéis, que acompanharam a celebração religiosa das 8h às 10h. Após a segunda missa, conduzida pelo Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, aconteceu a tradicional Procissão Motorizada pela principal via de acesso ao Santuário, a Avenida Dom José Barea, momento em que as máquinas são abençoadas pelos padres.

Durante a procissão, muitos agricultores não conseguem conter a emoção. Para a grande maioria, o clima colaborou para a safra de 2012, e nem aqueles que foram prejudicados pela chuva de granizo encontram motivos para se desanimar. A colheita das diversas culturas apenas começou, mas é unânime o otimismo e a expectativa de todos por bons resultados.

Eles também fazem questão de levar junto às safras colhidas, que são abençoadas durante a celebração. Culturas como uva, maçã, tomate, morango, cebola, pêssego, pêra, melancia, feijão, pimentão, cenoura, pepino e ameixa dão um colorido especial ao evento. Com um farto sorriso no rosto, os agricultores exibem com orgulho em frente ao Santuário aquilo que irá garantir o seu sustento e o sustento de suas famílias. Durante a tarde ainda foram celebradas missas às 15h, 17h e 19h.
 

Agradecimento especial

Entre tantos agricultores presentes , um fez questão de agradecer de uma forma especial. Com um cacho de uvas em cada mão, Gilmar Giacomin, de 46 anos, se dirigiu até o interior do Santuário, e em frente à imagem da Santa de Caravaggio realizou seu momento de fé e devoção.

Farroupilhense de nascimento, Gilmar, que vive na comunidade de Linha Palmeiro, 1º Distrito, trabalha desde a infância na agricultura. “A tendência é muita boa para a safra da uva. Começamos a colheita há pouco tempo. Também plantamos um pouco de pêssego mas estamos otimistas com a safra das duas culturas, já que o clima neste ano colaborou”.

História da Romaria

A histórica Romaria Votiva surgiu após o primeiro milagre coletivo de Nossa Senhora de Caravaggio, testemunhado em 1899, por moradores da comunidade de Linha Palmeiro, 1º Distrito. Naquele ano, uma forte e prolongada estiagem castigava a região, arruinando plantações, secando poços e baixando o nível de rios e riachos.

Durante seis meses, pouco ou nada choveu, causando desespero geral entre as famílias. Foi então que os agricultores se uniram em uma grande procissão, levando à frente a imagem da Santa de Caravaggio. Agricultores e seus familiares se reuniram no Santuário, pedindo chuva imediata.

A esperança era mínima, já que fazia sol forte e muito calor.Subitamente uma forte chuva desabou sobre eles, salvando as lavouras e enchendo os poços e cursos d'água. Desde então, a data é lembrada e homenageada em romaria no dia 2 de fevereiro.