Muito além de pedágios

A CSG, concessionária que acaba de assumir estradas da serra gaúcha, escolhe Farroupilha como sede e começa a cumprir contrato que prevê importantes investimentos em nossa região

Há tempos Farroupilha é a escolha certa para pessoas e empresas se desenvolverem. Muitos são os motivos, entre eles a localização estratégica do município que permite algumas facilidades logísticas, como assegura a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha S/A (CSG), criada para atender a concessão na execução dos serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da capacidade da infraestrutura de transportes das rodovias integrantes do sistema rodoviário, que integra o programa RS Parcerias, do governo estadual.
O contrato começou a ser executado em 1º de fevereiro e vai durar 30 anos. A sede da CSG já conta com 180 funcionários diretos e breve um Centro de Controle Operacional será construído na RS 453 que leva a Bento Gonçalves.
A empresa chega gerando empregos e receita, com a licença de operação em seu nome. “O governo do Estado tem se mostrado muito parceiro nas demandas da execução deste contrato e nós, desde o primeiro momento, queremos nos inserir no Rio Grande do Sul prestigiando os serviços e as pessoas daqui. Não queremos ser os que vieram de fora cobrar pedágio. Nosso dever é cuidar das rodovias, principalmente para salvar vidas”, afirma o diretor executivo Paulo Roberto Negreiros.
Segundo ele, seis praças de pedágio serão instaladas, nos seguintes locais, definidos pelo governo do Estado: São Sebastião do Caí, Capela de Santana, Farroupilha, Carlos Barbosa, Flores da Cunha (4 quilômetros adiante daquele que existe hoje) e Ipê. Mais adiante, no segundo ano de concessão, a praça de Portão deixará de existir e as novas começarão a cobrar pedágio.
Os trabalhos iniciais compreendem a conserva e o pavimento das rodovias, todos previstos no Plano de Exploração das Rodovias, a “bíblia” da CSG, segundo Negreiros.
Neste plano também estão previstas cinco Bases de Serviço Operacional, locais estratégicos onde estarão posicionados os veículos e equipamentos operacionais (guinchos, ambulâncias e demais veículos), que irão atuar no processo de suporte rodoviário na rodovia. Anexa às bases, o usuário poderá encontrar uma área para descanso com sanitários, fraldário e água. Cada espaço contará com um totem para teleatendimento conectado diretamente ao Centro de Controle Operacional – CCO, preparado para prestar todas as informações úteis sobre a rodovia, 24 horas por dia.
Nos primeiros seis meses de operação, estarão em funcionamento duas bases de serviços operacionais provisórias – BSO: em São Sebastião do Caí – ERS 122 km 14,7 e em Flores da Cunha – ERS 122 km 99,5.
Primeiros Investimentos
“Nossos primeiros investimentos serão na duplicação de trechos, como o de Caxias do Sul, perto do viaduto torto, com saída para Flores da Cunha e o de Farroupilha a Bento Gonçalves”, antecipa o diretor da CSG.
Os trechos citados pelo diretor fazem parte dos investimentos que preveem: 120 km de duplicação de rodovias; 20 km de vias marginais; 55 km de faixas adicionais; – 45 unidades de passarelas; 10 km de ciclovias; 74 unidades de pontes, viadutos e intersecções; 4 postos de pesagem; 1 parada de descanso ao caminhoneiro; 296 novos pontos de ônibus, além das 5 Bases de Apoio Operacional.
Depois de eleger Farroupilha para sua sede, a Concessionária Caminhos da Serra está bem-instalada e estruturada para as três décadas de trabalho, que apenas começaram.

REPORTAGEM: Claudia Iembo