No lugar da propaganda irregular, arte

Com o objetivo de reunir artistas e transformar cavaletes de campanha política em obras de arte é que diversos profissionais,

Com o objetivo de reunir artistas e transformar cavaletes de campanha política em obras de arte é que diversos profissionais, admiradores e apoiadores do meio artístico realizaram, no sábado, 29, o Cavalete Parade.

A ação, que ocorreu em diversas cidades do país, teve como objetivo principal utilizar somente material irregular de campanha. Em Farroupilha, a situação foi diferente. Os cavaletes foram doados pelos próprios partidos e, outros, montados com material que seria descartado. Quanto aos outros materiais como sprays, canetões e fitas adesivas, tiveram os gastos arcados pelos próprios participantes.

O grupo de artistas do município reuniu-se ao meio dia, na Praça da Bandeira para montar os cavaletes. Segundo um dos organizadores da ação, o designer Felipe Biscoli Serafin, 25, cerca de 15 cavaletes foram produzidos por 12 artistas. Depois de prontos, foram colocados em diferentes pontos da cidade, onde permaneceram até às 18h. Após, as obras foram liberadas para quem quisesse levar para casa. Ao total, acredita-se que o movimento tenha movimentado em torno de 120 pessoas.

Serafin explica que a ideia foi conscientizar os políticos quanto à poluição visual. Nas próximas campanhas talvez o uso de cavaletes deva ser repensado pelos candidatos, quem sabe se utilize de outras formas de mídia para fazer as campanhas, assim não poluem as ruas e dificultam a mobilidade urbana, explica. Quanto ao comportamento dos candidatos frente ao movimento, Serafin elogiou-os. Os políticos tiveram um entendimento exemplar com o movimento, o que foi o mais legal, comemora.