Novo espaço para idosos na cidade

A Bella Morada Casa da Melhor Idade começou a funcionar praticamente há um mês e diferencia-se por questões importantes

Farroupilha acaba de ganhar mais um espaço destinado aos cuidados de idosos. Quem passa pelo cruzamento da Pedro Grendene com a Borges de Medeiros, pode conferir o casarão que abriga a Bella Morada, Casa da Melhor Idade.
Inaugurada no dia primeiro de agosto, a casa já conta com hóspedes, com idades entre 80 a 93 anos.
À frente do empreendimento, a enfermeira Aline Generali Biondo, cuja experiência com os idosos foi iniciada quando trabalhava no atendimento domiciliar do Pró-Saúde. Fez pós-graduação em Geriatria e a vivência na área fez nascer a vontade de ter seu próprio espaço. Eu busquei conselhos com profissionais da saúde, como o Dr. Francisco Fontanella e o Dr. Fábio Letti, que me incentivaram à abertura da casa. Disseram que Farroupilha precisava de mais espaços para os idosos. Enchi-me de coragem e partimos, eu e meu marido, Alexandre, para a realização, conta Aline.
Em um espaço de 950 metros quadrados, sendo 400 metros de área construída, a casa, ampla, arejada e muito iluminada é local de trabalho para uma equipe multidisciplinar que conta com Técnicos de Enfermagem, Cuidador de idosos, Nutricionista, Fisioterapeuta, Educador Físico, Musicoterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Massoterapeuta, Cozinheira, Higienizadora e a própria Aline, enfermeira. Tudo funcionando 24 horas por dia, de segunda a segunda.
A equipe contratada é conhecida de Aline. São pessoas com as quais já tive contato profissional e, portanto, conheço o trabalho de cada um, o que proporciona muita segurança, diz a moça.
Além dos profissionais, outros grandes diferenciais são o Day Care, sistema no qual o idoso passa o dia na casa, das 7h às 19h, faz cinco refeições entre as oferecidas e participa da programação, sendo que a cada dia tem algo diferente, incluindo atividades ao ar livre; e a hospedagem temporária, na qual o idoso fica por um período de necessidade da família, por exemplo.
Aline ainda ressalta que tem como objetivo trabalhar em conjunto com a família do idoso, morador ou hóspede da Bella Morada, mantendo um vínculo de total transparência. Quero que a família participe das decisões que serão tomadas em relação ao idoso porque considero isso fundamental! Liberamos o horário de visita para que haja liberdade do familiar chegar e ver, sem aviso prévio, como é a rotina da casa, explica.
A enfermeira inicia sua vida de empresária com confiança de estar oferecendo a melhor estrutura e os melhores profissionais aos idosos, que necessitam além dos cuidados, da paciência e do carinho de quem se dispõe a lidar com eles.

REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br