O legado de dona Elvira

             A história de dona Elvira Francischini, falecida nesta semana aos 97 anos, se confunde

             A história de dona Elvira Francischini, falecida nesta semana aos 97 anos, se confunde com a história do setor de malharias em Farroupilha. Pauta e tema de várias matérias do nosso jornal O Farroupilha, ela lembrava do início : Um abriguinho infantil despertou a atenção. Além de uma roupinha para o pequeno Vitor, uma determinação – Vou abrir uma malharia Assim surgiu a Malharia Vitor que depois tornou-se a Malharia Francischini com desdobramentos na Caxiense, Paloma e Di Cuore na própria família e vários outros empreendimentos do setor no município liderados por funcionárias que aprenderam com ela o ofício. A primeira máquina era uma Berti. O Berti mandou junto uma folha de caderno com algumas anotações. Não havia manuais. Onde eu ia tava o tal papel junto. Aprendi de teimosa…. A gente fazia as peças e corria vender….
            Elvira, a moça que veio de São Marcos dos Polacos para mudar para sempre a história da indústria de Farroupilha.
 

          Trabalho social
          Uma das marcas da atuação de dona Elvira Francischini na comunidade foi o trabalho social. Em novembro de 1985 o jornal O Farroupilha noticiou a fundação oficial do Lioness Clube de Farroupilha que atuou decisivamente na criação do Lar dos Idosos, obra que para ser concretizada teve a participação decisiva de dona Elvira. Reiterando mais uma vez os seus princípios de cooperação desinteressada para fazer um serviço comunitário de forma organizada as Lionesses foram apadrinhadas pelos leões Gilberto Moreira, João Pedro Cavalli e Daicir Kunzler do Lions Centro. Em 1985, foram emplacadas 17 sócias fundadoras: Elvira Francischini, Eneli Rufato, Diva Sfredo, Clélia Covolan, Gladis Todesco, Aloisia Dorigon, Suelly Porciuncula, Marilia Mazzini, Ines Dalla Riva, Amélia Tartarotti, Nelsa Grendene Bartelle, Dulce Tartarotti, Nicia Kunzler, Esperança Moreira, Rosa Aguiar, Judite Deimoni e Marlene Feltrin.

         Cultivar amizades
         Outro traço marcante da personalidade de Dona Elvira era conquistar e manter amizades por longos anos.
         Nas fotos registradas por Candida De Cesaro, dona Elvira numa de suas festas de aniversário com Ruth Colombo, Elda Tartarotti e Amélia Tartarotti e na outra imagem com Dulce Tartarotti ( in memorian)